• Terça-feira, 4 de novembro de 2025

Trump ameaça cortar verbas de Nova York se democrata vencer a eleição

Norte-americanos votam na 3ª feira (4.nov) para prefeito em Nova York e para os governos da Virgínia e de Nova Jersey.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), disse nesta 2ª feira (3.nov.2025) que deixará de fornecer verbas federais “além do mínimo exigido” para Nova York caso o deputado estadual Zohran Mamdani (Partido Democrata) seja eleito prefeito. 

Mamdani disputa as eleições nesta 3ª feira (4.nov) e é o favorito à prefeitura depois de vencer as primárias do Partido Democrata em 24 de julho –a sigla governa a metrópole norte-americana desde 2014. 

Em publicação na rede social Truth Social, Trump afirmou que a cidade “será um completo e total desastre econômico e social caso Mamdani vença”. Disse ainda que “um voto em Curtis Sliwa [candidato republicano] é um voto em Mamdani” e manifestou apoio ao ex-governador de Nova York Andrew Cuomo, que concorre como independente.

“Quer você pessoalmente goste ou não de Andrew Cuomo, você realmente não tem escolha. Deve votar nele e torcer para que faça um trabalho fantástico. Ele é capaz disso, Mamdani não”, escreveu Trump.

Nova York, a cidade mais populosa dos Estados Unidos, se prepara para eleger seu 111º prefeito. A disputa em turno único será entre Mamdani, Andrew Cuomo (independente) e Curtis Sliwa (Partido Republicano).

Andrew Cuomo decidiu concorrer como independente depois da derrota nas prévias. O também democrata foi governador de Nova York por 3 mandatos, de 2011 a 2021, mas renunciou em agosto do mesmo ano por denúncias de assédio sexual a ex-funcionárias do governo do Estado.

Curtis Sliwa é o outsider da corrida. Venceu as primárias do Partido Republicano sem adversários e conquistou o direito de concorrer ao Executivo novaiorquino pela 2ª eleição consecutiva. Tido como um republicano moderado, Sliwa perdeu a disputa de 2021 para o atual prefeito Eric Adams (democrata) por quase 40 pontos percentuais.

Além de Nova York, Trump também se dirigiu aos eleitores da Virgínia e de Nova Jersey, onde há disputas para governador. O presidente norte-americano pediu que votem em candidatos republicanos e afirmou que deixar de votar “é o mesmo que votar em um democrata”.

Segundo ele, votar em um republicano “significa preços de energia substancialmente mais baixos” , enquanto um voto em um democrata significa “dobrar, triplicar e até quadruplicar seus custos de energia” e que isso “não será sustentável”. 

Por: Poder360

Artigos Relacionados: