Às vésperas da eleição para a , o presidente dos EUA, , voltou a atacar, nesta segunda-feira (3/11), o democrata , favorito na corrida, chamando-o de “comunista” e ameaçando cortar verbas para a cidade. A votação será realizada na terça-feira (4/11). 
 “Se o candidato comunista Zohran Mamdani vencer a eleição para prefeito da cidade de Nova York, é altamente improvável que eu contribua com fundos federais, além do mínimo exigido, para minha amada cidade natal, porque, como comunista, esta cidade, que um dia foi grandiosa, tem zero chance de sucesso, ou mesmo de sobrevivência!”, escreveu o republicano. 
 Trump já havia se referido a Mamdani no último domingo como “comunista”. Desta vez, afirmou que o candidato socialista é “bem pior que o socialismo”. 
  disse Trump em entrevista ao programa 60 Minutes, da rede CBS. 
 O presidente indicou que o envio de recursos federais para Nova York poderia ser interrompido, caso Mamdani vença — situação que preocupa diante do impasse orçamentário. Atualmente, os Estados Unidos estão no meio de um dos maiores shutdown da história do país. 
 Trump afirmou ainda preferir a vitória de Andrew Cuomo, ex-governador do estado, que disputa o pleito como independente após perder nas primárias democratas para Mamdani. 
 

5 imagens 




Fechar modal. 

![]()
1 de 5 Zohran Mamdani Stephani Spindel/VIEWpress 
![]()
2 de 5 O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Evan Vucci - Pool / Getty Images 
![]()
3 de 5 Zohran Mamdani  Stephanie Keith/Getty Images 
![]()
4 de 5  Evelyn Hockstein - Pool/Getty Images 
![]()
5 de 5 Zohran Mamdani  Stephanie Keith/Getty Images
 Mamdani como o favorito 
 Zohran Mamdani chamou atenção nacional e internacional ao anunciar a candidatura via TikTok enquanto corria uma maratona, no início de junho. Com estilo carismático e direto, derrotou Cuomo nas primárias democratas com 56% dos votos. 
  
 Filho de mãe indiana, a cineasta Mira Nair, e pai ugandês, Mamdani nasceu em Kampala, Uganda, mas foi criado em Nova York. Fluente em seis idiomas, defende políticas sociais como transporte público e creches gratuitas, além do congelamento de aluguel para quase um milhão de nova-iorquinos. 
 Pesquisa de intenção de voto indica que Mamdani lidera entre moradores que enfrentam o alto custo de vida de NY, consolidando a posição dele como favorito na disputa marcada pela tensão do shutdown e pela ameaça de cortes federais.