O presidente dos Estados Unidos, , afirmou nesta quarta-feira (15/10) que o primeiro-ministro indiano, , prometeu interromper a compra de petróleo da Rússia. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa na Casa Branca, em meio a novas tentativas de Washington de isolar economicamente Moscou e pressionar aliados asiáticos.
“Ele [Modi] me garantiu hoje que não comprará petróleo da Rússia. Isso é um grande avanço. Agora, preciso fazer com que a China faça o mesmo”, disse Trump.
O republicano acrescentou que o compromisso de Nova Déli representa um passo importante para enfraquecer o financiamento russo à guerra na Ucrânia.
Trump ainda sugeriu que o próprio líder russo estaria disposto a encerrar o conflito.
O norte-americano ainda destacou que o processo de suspensão das importações indianas já começou, embora leve algum tempo para ser concluído. “Sabe, não dá para fazer isso imediatamente. É um processo um pouco longo, mas vai acabar em breve”, disse.
Em sua visão, as compras poderiam ser retomadas somente após o fim da guerra. “Eles voltarão para a Rússia depois que a guerra acabar. Se a Índia não comprar petróleo, fica muito mais fácil.”
Leia também
Pressão dos EUA
A Casa Branca vem pressionando a Índia há meses para encerrar as importações de petróleo russo, uma das principais fontes de receita de Moscou desde o início da guerra na Ucrânia.
Em resposta, à época, Modi afirmou que seu país “atua de acordo com seus próprios interesses nacionais”, e o ministro das Relações Exteriores indiano, Subrahmanyam Jaishankar, defendeu a autonomia de Nova Déli em questões energéticas.
O republicano também indicou que a decisão de Modi pode acelerar o fim da guerra. “Se a Índia parar completamente de comprar petróleo russo, isso muda o jogo”, afirmou.
Contexto estratégico
A Índia é um dos maiores compradores de petróleo russo desde o início da guerra na Ucrânia, aproveitando os descontos oferecidos por Moscou após as sanções impostas pelo Ocidente.
As importações indianas cresceram mais de 60% em 2024, transformando o país em um dos principais destinos do petróleo russo fora da Europa.
O esforço de Trump para cortar essa fonte de receita coincide com sua estratégia de guerra comercial e energética, busca reduzir a dependência global da Rússia e expandir a presença dos produtos norte-americanos nos mercados asiáticos.
Moscou no tabuleiro
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, já havia acusado Washington de pressionar a Índia como parte de uma estratégia para isolar Moscou e abrir espaço para os produtos energéticos norte-americanos.
Segundo o chanceler russo, Nova Déli já deixou claro que não pretende abdicar do petróleo russo e está disposta a negociar diretamente com Moscou., disse Lavrov.

4 imagens



Fechar modal.

![]()
1 de 4 Andrew Harnik/Getty Images
![]()
2 de 4 Segurança de Israel nunca mais será ameaçada, afirma Trump
Chip Somodevilla/Getty Images
![]()
3 de 4 Contributor/Getty Images
![]()
4 de 4 O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (D), caminha ao lado do presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante a Cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) Suo Takekuma – Pool/Getty Images