• Segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Tiplam, da VLI, realiza seu maior embarque histórico de cargas, após aumento de calado dos berços de atracação

Após a ampliação do calado do terminal, que capacitou o ativo a receber embarcações de portes mais elevados, o MV SASEBO GLORY – maior navio a atracar no Tiplam – foi carregado de açúcar VHP pertencente à bp bioenergy.

Após a ampliação do calado do terminal, que capacitou o ativo a receber embarcações de portes mais elevados, o MV SASEBO GLORY – maior navio a atracar no Tiplam – foi carregado de açúcar VHP pertencente à bp bioenergy. A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, alcançou em agosto um marco relevante ao registrar o maior embarque de cargas da história do Terminal Integrador Luiz Antônio de Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista. Após a ampliação do calado do terminal, que capacitou o ativo a receber embarcações de portes mais elevados, o MV SASEBO GLORY – maior navio a atracar no Tiplam – foi carregado com 83 mil toneladas de açúcar VHP pertencentes à bp bioenergy, uma das líderes brasileiras em bioenergia, com destino ao Oriente Médio. As obras para a dragagem no Tiplam, concluídas no final do primeiro semestre de 2025, elevaram seu calado máximo – distância entre a linha de flutuação e o fundo da embarcação – de 13,35m para 14,10m. Com isso, foi possível o aumento de cerca de 10% na capacidade de cargas dos navios que operam no local. Consequentemente, a empresa vem registrando recordes operacionais expressivos desde então. Além do carregamento do MV SASEBO GLORY em agosto, a companhia também atingiu recorde de recebimento e descarga de fertilizantes em um único navio, em julho, com 72,6 mil toneladas.
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    “Temos como foco a excelência operacional, com o objetivo de somar valor ao negócio dos nossos clientes. Procuramos maximizar a utilização de nossos ativos com o objetivo de gerar incrementos de produtividade a toda cadeia logística. Os recordes que estamos obtendo desde o aumento do calado do Tiplam são uma consequência dessa estratégia”, afirma Marcelo Cardoso, diretor de operações do Corredor Sudeste da VLI. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});“A ampliação da infraestrutura do Tiplam representa um ganho importante para a operação da bp bioenergy. A possibilidade de embarcar volumes maiores amplia nossa escala de exportação, contribui para a redução de custos logísticos e abre novas oportunidades de crescimento no mercado internacional”, comenta Ricardo Carvalho, diretor comercial da bp bioenergy. O Tiplam tem importância estratégica no mercado de açúcar, sendo responsável por 25% do volume da commodity exportada em Santos.  O Corredor Sudeste da FCA O Tiplam é a ponta de fluxos de importação e exportação do Corredor Sudeste da VLI. Sua área de cobertura abrange estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal, movimentando açúcar, grãos e fertilizantes – majoritariamente. A estrutura do corredor, que utiliza a Ferrovia Centro-Atlântica, inclui dois terminais integradores, em Uberaba (MG) e Guará (SP), onde é feito o transbordo da carga para o sistema ferroviário. Além da alta eficiência ofertada aos clientes, o Tiplam também gera impactos positivos na região da Baixada Santista, uma vez que todos os seus fluxos de exportação são feitos por ferrovia, contribuindo para o trânsito e o ambiente da região, uma vez que as emissões de gases do efeito estufa por tonelada movimentada no modal ferroviário são 1/6 das transportadas pelo rodoviário. Para mais informações, acesse:  https://www.vli-logistica.com.br/ VEJA TAMBÉM:
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  • ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago PereiraQuer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

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