O Exército de Taiwan realizou seus exercícios militares anuais “Huan Kang” nesta 5ª feira (10.jul.2025) com tanques M1A2T Abrams comprados dos Estados Unidos. Foram utilizados 4 tanques Abrams em um campo de treinamento no condado de Hsinchu, disparando contra alvos móveis e estáticos.
Os tanques exibidos integram o 1º lote de 38 unidades entregues a Taiwan em dezembro, segundo a Reuters. Taiwan encomendou um total de 108 tanques, com o restante previsto para ser entregue ainda em 2025 e em 2026.
Os exercícios terão duração de 10 dias e têm como objetivo demonstrar tanto para a China quanto para a comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos, principal fornecedor de armas para Taiwan, que a ilha está determinada a se defender contra qualquer ataque ou invasão chinesa.
Altos funcionários militares do governo taiwanês afirmam que os exercícios são uma demonstração da determinação de em se defender. A China considera a ilha parte de seu território e intensificou a pressão militar ao redor de Taiwan nos últimos 5 anos.
O presidente de Taiwan, Lai Ching-te (DPP, centro), assistiu ao exercício. Depois da demonstração, declarou que com “cada aumento no poder de combate militar, a nação e seu povo ganham uma camada extra de segurança”.
O major-general Chou Kuang-i, que comanda a 584ª brigada blindada, afirmou que espera que os tanques entrem em serviço ainda este ano e sejam implantados em zonas de combate de acordo com “a atual ameaça inimiga e as necessidades táticas”.
O presidente taiwanês declarou acreditar que, por meio de “treinamento de combate realista”, o tanque M1A2T “será capaz de se integrar com drones e táticas inovadoras para cumprir mais efetivamente os objetivos estratégicos da nação”.
Em resposta aos exercícios de Taiwan, o Ministério da Defesa da China afirmou na 3ª feira (8.jul.) que as manobras não passam de “um blefe”.
Paralelamente aos exercícios militares, as autoridades taiwanesas realizam ensaios de defesa civil para testar as reações públicas e aumentar a resiliência. A rede local de supermercados PX Mart realizou exercícios de evacuação em 3 lojas na 5ª feira (10.jul), com compradores sendo escoltados para porões enquanto soavam sirenes de ataque aéreo.