O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta 5ª feira (10.jul.2025) o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e ironizou uma eventual candidatura do chefe estadual à Presidência em 2026.
Em entrevista à Record, o petista afirmou que uma tentativa de reeleição irá depender do cenário político no ano que vem. Afirmou que pode tentar um 4º mandato para impedir o retorno da direita ao poder.
“Se vou ser candidato ou não é outros 500. Agora, os loucos que governaram esse país não voltam mais. O seu Tarcísio pode, não vale tentar esconder o chapeuzinho do Trump não, Tarcísio. Pode ficar mostrando para a gente saber quem você é. Está cheio de lobo com pele de cordeiro. Se for necessário ser candidato para evitar isso, estarei candidato”, disse o presidente.
A fala é uma referência a uma foto publicada pelo governador de São Paulo em suas redes sociais com um boné escrito “Make America Great Again” –slogan da campanha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano).
Na 4ª feira (9.jul), Trump anunciou que irá taxar todos os produtos brasileiros de exportação em 50% a partir de 1º de agosto. Tarcísio responsabilizou Lula pela decisão. Como mostrou o Poder360, São Paulo é o Estado que mais exporta para os EUA.
Tarcísio é o principal nome para substituir Bolsonaro caso o ex-presidente não consiga reverter sua inelegibilidade. Também há a possibilidade de o ex-chefe do Executivo ser condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado.