• Quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Semana Internacional do Café espera movimentar R$ 150 milhões em negócios

Com crescimento de 50% em área, recorde de 240 expositores e expectativa de 25 mil visitantes de mais de 40 países, a 13ª edição da SIC acontece de 5 a 7 de novembro, no Expominas (BH), e foca em inovação, sustentabilidade e mercado global do café

Com crescimento de 50% em área, recorde de 240 expositores e expectativa de 25 mil visitantes de mais de 40 países, a 13ª edição da SIC acontece de 5 a 7 de novembro, no Expominas (BH), e foca em inovação, sustentabilidade e mercado global do café A partir desta quarta-feira (5/11), Belo Horizonte volta a ser a capital mundial do café. A  13ª Semana Internacional do Café (SIC) chega à maior edição de sua história —  50% maior em espaço, ocupando  20 mil m², com  240 expositores de café e uma projeção de  R$ 150 milhões em negócios durante os três dias de evento. A organização estima a presença de  25 mil pessoas, vindas de  mais de 40 países, em um encontro que integra toda a cadeia, do campo às cafeterias, e reafirma o protagonismo do café brasileiro no cenário global. Por que esta edição é estratégica Sob o tema  “Café em Transformação – Inovação, Sustentabilidade e Oferta do Mercado Global”, a SIC 2025 promove debates e conexões diretamente ligados às grandes forças que moldam o setor:  novas tecnologiasmodelos de produção sustentáveisexigências do comércio internacional e  tendências de consumo. O contexto é oportuno: além de Minas Gerais seguir como  líder nacionalcom 26 milhões de sacas (cerca de  47% da produção brasileira), o ano é marcado pela atenção às agendas climáticas que culminam na  COP30. Em meio a um quadro geopolítico e comercial mais exigente, a SIC se coloca como  plataforma de articulação e vitrine de  soluções de alto impacto para produtores, torrefadores, compradores e empreendedores.
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  • Em meio a cenário indefinido, preços do café oscilam com força
    Oito frentes para impulsionar negócios e conhecimento A programação foi desenhada para gerar resultados práticos e visibilidade a todos os elos da cadeia. São  oito pilares: window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});
  • Simpósio e Fórum: encontros de alto nível que antecipam tendências técnicas, mercadológicas e regulatórias, reunindo lideranças e especialistas.
  • A Exposição: estandes, ativações e demonstrações de produtos, serviços e tecnologias em todo o ciclo do café.
  • Salas de Cupping: vitrines qualificadas para provar safras recentesconectar compradores e fechar negócios.
  • Coffee of the Year (COY): seleção e reconhecimento dos melhores cafés do Brasil, valorizando novas origens e microrregiões.
  • Rodada de Negócios: agenda estruturada para aproximação entre produtores e compradores, com foco em parcerias e contratos.
  • Festival Café da Semana: novo espaço que celebra a cultura das cafeterias, aproximando microtorrefações, baristas e coffee lovers.
  • Campeonatos & Prêmios: Brasileiro de BlendsGolden Cup BrasilBrasileiro de BaristaFlorada PremiadaEspresso Design e Torrefação do Ano Brasil.
  • Encontros & Workshops: trilhas de capacitação, gestão, origem e inovação, com debates técnicos e trocas entre públicos distintos.
  • Negócios no centro A  Rodada de Negócios reflete a proposta do tema ao proporcionar um ambiente  estruturado e objetivo para a apresentação de lotes,  fechamento de contratos e  abertura de mercados. Para produtores de diferentes perfis, é a chance de  diversificar canais, acessar  compradores internacionais e precificar com  mais informação. Nas  Salas de Cupping, a diversidade de origens e processos ganha palco, impulsionando  posicionamento de qualidade e  valor agregado. Visões de liderança Para  Caio Alonso Fontes, CEO da Espresso&CO, a SIC se consolidou como  principal plataforma de negócios do setor no Brasil e uma das mais relevantes globalmente, ampliando sua dimensão para  “antecipar tendências, abrir mercados e gerar resultados concretos para toda a cadeia”.
    Do ponto de vista do ecossistema mineiro,  Antônio de Salvo, presidente do  Sistema Faemg Senar, ressalta que  Minas responde por cerca de 47% da produção brasileira e que a SIC é um  espaço de diálogo e conexão para  fortalecer e valorizar a cafeicultura do estado, tradicional e inovadora.
    Na agenda de competitividade e gestão,  Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do  Sebrae Minas, destaca que o futuro do café passa por  sistemas regenerativos, inteligência artificial e cafés funcionais, além de  novos formatos de produto e experiência que extrapolam a xícara.
    Pelo setor público, o secretário de Agricultura de Minas Gerais,  Thales Fernandes, define a SIC como  estratégica: vitrine de  tendências e tecnologias, oportunidade para  novos mercados e difusão de  boas práticas por meio de  Emater-MG, Epamig e IMA. Festival Café da Semana: experiência e consumo Novidade desta edição, o  Festival Café da Semana cria uma  área de experiência com atmosfera leve para reunir  negócios e apaixonados por café. O espaço valoriza  cafeterias, microtorrefações e baristas, e abre as portas do evento ao  consumidor final ( coffee lovers), que terá acesso  no dia 7/11, via ingresso específico. É uma ponte direta entre  marcas e  público, fortalecendo o consumo qualificado e a  educação sensorial. Campeonatos e reconhecimento que movimentam a cadeia Competições como o  Brasileiro de Barista, o  Golden Cup Brasil e o  Concurso Florada Premiada elevam padrões, dão  visibilidade a talentos e ajudam a  posicionar marcas e origens. No domingo da SIC, o  Coffee of the Year cumpre o papel de  mapear e celebrar os cafés que  marcaram a safra, estimulando  inovação na fazenda e  narrativas de origem no mercado. Serviço — como participar
  • Quando: 5 a 7 de novembro de 2025
  • Onde: Expominas, Belo Horizonte (MG)
  • Público-alvo e acesso:
    • Produtores Rurais: gratuito (com Código do Produtor).
    • Profissionais do Setor: gratuito (atuantes em empresas do café; CNPJ exigido).
    • Visitantes Gerais: ingresso de R$ 150 (válido para os três dias).
    • Consumidor Final (coffee lovers): acesso no dia 7/11, com ingresso de R$ 70.
  • Credenciamento e ingressos: disponíveis no site oficial da SIC.
  • Realização e parcerias A  Semana Internacional do Café é realizada por  Espresso&COSistema Faemg SenarSebrae e  Governo de Minas Gerais, com apoio institucional do  Sistema OcemgPatrocínio diamante:  3coraçõesPatrocínio ouro:  AnysortSicoob e  Senac em MinasPatrocínio bronze:  YaraNescafé e  Café União.
    Por: Redação

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