A safra da pesca da tainha começa nesta sexta-feira (1º) em Santa Catarina com cotas de captura ampliadas. A atividade que é reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Estado desde 2012 movimenta a economia do Estado, e preserva a cultura e tradição no litoral catarinense.
As cotas de captura por modalidade de pesca para a safra 2026 já foram definidas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. As determinações foram publicadas na Portaria Interministerial MPA/MMA nº 51, de 27 de fevereiro de 2026.
A cota da safra da tainha terá aumento de cerca de 20% em comparação com o ano passado, para todas as modalidades. O limite total de captura da espécie tainha (Mugil liza) é de 8168 toneladas. O número é calculado com base na avaliação de estoque mais recente da espécie, feita em 2025.
Ainda, os procedimentos de encerramento da pesca na modalidade do emalhe anilhado foram alterados com o intuito de evitar que a cota seja extrapolada.
O tradicional arrasto de praia, modalidade exclusiva de Santa Catarina, poderá capturar até 1.332 toneladas. Já o emalhe anilhado, também restrito ao litoral catarinense, terá limite de 1.094 toneladas neste ano. Confira abaixo as cotas por modalidade.
A safra começa em maio e segue até julho, quando os cardumes migram pelo litoral. Em Florianópolis, a programação de abertura da safra da tainha começou já no último domingo (26), com a missa da safra da tainha 2026 na praia do Campeche. As atividades culturais e educativas seguem ao longo desta sexta-feira, concentradas no Rancho de Pesca Sociocultural Getúlio Manoel Inácio.
O monitoramento da pesca da tainha em Santa Catarina será realizado através do sistema PesqBrasil. Mapas de bordo, mapas de produção, declarações de entrada e de ova, além do rastreamento por satélite das embarcações devem ser enviados pela plataforma.
Ainda, a portaria prevê a implantação de rastreador experimental obrigatório para a modalidade de emalhe anilhado.
Durante a safra da tainha, Painel de Monitoramento da Temporada de Pesca da Tainha é atualizado regularmente, o que possibilidade maior transparência no acompanhamento das cotas de captura por modalidade.
A legislação determina ainda alguns critérios de encerramento antecipado da pesca da tainha para evitar que as cotas sejam extrapoladas, sendo eles:
• Emalhe anilhado: encerramento ao atingir 85% da cota coletiva;
• Arrasto de praia: encerramento aos 90% da cota;
• Cerco/traineira: encerramento ao atingir 90% da cota individual por embarcação.





