O presidente nacional do Partido Novo, Eduardo Ribeiro, disse que é preciso “varrer o petismo do mapa”. A fala foi feita neste sábado (16.ago.2025), durante o evento de lançamento da pré-candidatura do governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) à Presidência da República.
“Pessoas que tiveram 20 anos de poder, perderam a chance que nosso país tinha para poder crescer, colocaram a gente nessa perda aí e não merecem continuar em mais nenhum cargo na administração pública”, disse Ribeiro. O presidente do Novo também fez críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Vejo o Lula desesperado por uma narrativa, para recuperar o apelo que tinha no passado”, afirmou.
Ribeiro afirmou que, se o PT não for derrotado, haverá uma “diáspora”. “Quase todo mundo. São 5 milhões de brasileiros morando fora do Brasil. Esse número vai duplicar, triplicar. É uma verdadeira diáspora”, disse. “E o fim a gente já sabe, nós temos um país vizinho, a Venezuela, que aconteceu exatamente isso”, declarou.
O evento, organizado em formato de palestras estilo TED Talk, reúne lideranças políticas, especialistas e apoiadores das 10h às 18h na Amcham Business Center, em São Paulo. Ribeiro fez a abertura, seguido por falas de Adriana Ventura (Novo-SP), Eduardo Girão (Novo-CE) e Marcel van Hattem (Novo-RS). Zema discursará a partir das 11h30.
À tarde, o evento terá palestras do secretário de Segurança de Minas Gerais, Rogério Greco, do embaixador do Novo, Deltan Dallagnol, de Ricardo Salles (Novo-SP) e do desembargador aposentado Sebastião Coelho, pré-candidato ao Senado pelo DF. Os painéis abordarão segurança pública, combate ao crime organizado, independência do Judiciário e reforma do Estado.
Também devem participar do evento Luiz Lima (Novo-RJ), Felipe Camozatto (Novo-RS), o prefeito de Joinville, Adriano Silva, Leo Siqueira (Novo-SP) e o cientista político Felipe D’Avila.
Ribeiro abriu a programação, seguido pela deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP) e pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE). Ainda pela manhã, discursaram o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), o deputado estadual Felipe Camozatto (Novo-RS) e o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS).