O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o presidente da China, Xi Jinping, assegurou que não invadirá Taiwan enquanto durar seu mandato. A fala foi feita em entrevista à Fox News na 6ª feira (15.ago.2025).
“Vou lhe dizer, você sabe, tem uma coisa muito parecida com o presidente Xi, da China, e Taiwan, mas não acredito que isso vá acontecer de forma alguma enquanto eu estiver aqui. Veremos”, disse o presidente norte-americano.
A declaração foi dada em contexto de tensões entre China e Taiwan. Pequim considera a ilha parte de seu território e tem reafirmado sua intenção de “reunificação”. Taiwan, por sua vez, rejeita as reivindicações de soberania chinesas.
A Embaixada da China em Washington classificou Taiwan como “a questão mais importante e sensível” nas relações com os Estados Unidos. O porta-voz Liu Pengyu declarou: “O governo dos EUA deve aderir ao princípio de uma só China e aos 3 comunicados conjuntos EUA-China, lidar com questões relacionadas a Taiwan com prudência e salvaguardar as relações China-EUA, além da paz e da estabilidade no Estreito de Taiwan”.