A Petrobras informou nesta 5ª feira (11.set.2025) que fechou contrato para fornecimento de tubos de aço para operações offshore (em alto-mar) com a multinacional francesa Vallourec. A estimativa é de que o acordo resulte em receita de US$ 1 bilhão nas operações de 2026 a 2029. Leia a íntegra do comunicado, em inglês (PDF – 215 kB).
Além do fornecimento de tubulares, a Vallourec prestará serviços de valor agregado tanto onshore quanto offshore, desde engenharia de mesa e coordenação de materiais até preparação de sondas, supervisão, reparos de retorno de sondas e reabastecimento, para apoiar a estatal brasileira na otimização da eficiência operacional.
Segundo o diretor-executivo da empresa francesa, Philippe Guillemot, o acordo é resultado da experiência que a companhia já tem no setor trabalhando com a Petrobras e reforça sua presença no Brasil.
“O acordo confirma a força e a consistência do nosso posicionamento, construído com base na excelência técnica, na presença industrial integrada no Brasil e em uma parceria de longa data com a Petrobras, baseada na confiança mútua”, disse em anúncio de mercado.
A Vallourec já tem presença no Brasil, com 8 unidades espalhadas pelo país. Em Minas Gerais, tem duas usinas de produção de tubos de aço sem costura, localizadas em Belo Horizonte e Jeceaba, além de operações florestais e de mineração para abastecimento próprio.
Em São Paulo, a companhia produz tubos voltados à indústria em geral, enquanto no Rio de Janeiro opera a Vallourec Tubular Solutions, especializada em serviços para o setor de óleo e gás.
Já no Espírito Santo, mantém uma unidade voltada ao revestimento anticorrosivo de alta performance.