• Quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Tarifaço deve eliminar até 65.000 empregos no Brasil, diz governo

A projeção considera agosto de 2025 até dezembro de 2026; Fazenda afirma que haveria fechamento de 138 mil vagas sem o plano de socorro aos exportadores.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estima que o tarifaço dos Estados Unidos deve resultar em uma perda de até 65.000 empregos no Brasil de agosto de 2025 a dezembro de 2026. O impacto sobre o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro é de 0,1 ponto percentual.

As perdas seriam atenuadas em razão da medida provisória que socorre exportadores afetados pela sobretaxa norte-americana, de acordo com estudo da SPE (Secretaria de Política Econômica) do Ministério da Fazenda. Sem o plano com auxílio aos setores atingidos, haveria fechamento de 138 mil postos de trabalho e recuo de 0,2 p.p. no PIB.

Os dados foram divulgados nesta 5ª feira (11.set.2025) no Boletim MacroFiscal, elaborado pela Secretaria de Política Econômica da Fazenda. Leia a íntegra (PDF – 586 kB) do documento.

Houve a liberação de R$ 30 bilhões em crédito subsidiado para exportadores brasileiros depois que o presidente Donald Trump (republicano) impôs tarifa adicional de 40% sobre diversos produtos brasileiros.

A alíquota passou a valer a partir de 6 de agosto. O teto da sobretaxa a que o Brasil está submetido é de 50%. O levantamento da SPE considera a tarifa adicional.

O secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, disse nesta 5ª feira (11.set) que as tarifas comerciais dos EUA estão em um “nível bastante elevado em comparação com os dados recentes”, mesmo com alguns acordos que os EUA fecharam com diversos países.

A estimativa apresentada nesta tarde destoa de números aventados pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, em 27 de agosto. Ele disse que o tarifaço norte-americano tem o potencial de impactar até 330 mil empregos no Brasil no ano “se tudo der errado”.

Marinho citou estudo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) sobre o tema.

Leia também:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: