• Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Pecuária vira eixo estratégico em debate na Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Conceito de “Lavoura de Carne” pauta painel técnico em Capão do Leão (RS) sobre integração lavoura-pecuária, resiliência produtiva e retorno econômico no campo.

Conceito de “Lavoura de Carne” pauta painel técnico em Capão do Leão (RS) sobre integração lavoura-pecuária, resiliência produtiva e retorno econômico no campo. A SIA Brasil – Serviço de Inteligência em Agronegócios – participa da 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, realizada de 24 a 26 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). A consultoria integra a programação do evento na Arena Pecuária, espaço organizado em parceria com o Universo Pecuária e o Instituto Desenvolve Pecuária, além de entidades e empresas para promover temas relacionados ao setor. Estarão em pauta a pecuária intensiva, a rastreabilidade e a integração lavoura-pecuária, sempre das 10 às 12h com ação gastronômica com carne no encerramento. O debate “Lavoura de Carne: a nova Pecuária do Brasil” será realizado no dia 24 de fevereiro, às 16h, na Arena de Inovação, com a participação de Davi Teixeira, diretor da SIA e do Universo Pecuária, além de Márcio Amaral, subsecretário da Irrigação na Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi); Antonia Scalzilli, presidente do Instituto Desenvolve Pecuária; Paulo Herrmann, diretor do PH Advisory Group; e Ana Doralina Menezes, presidente da Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Crédito Rural: Por que você deve pedir a prorrogação antes do vencimento
    A proposta do painel é discutir a pecuária como alternativa dentro dos sistemas agrícolas do Rio Grande do Sul, especialmente diante das dificuldades enfrentadas pela agricultura nos últimos anos em função de fatores climáticos e de mercado. O debate parte de experiências práticas de integração entre arroz, soja e sistemas pecuários intensivos em áreas tradicionalmente agrícolas. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Teixeira contextualiza o momento vivido pela agricultura no estado, que vem de quatro a cinco anos de crise, causada tanto por fatores climáticos quanto de mercado. “Mesmo com a safra 2025/2026 se desenhando com boas produtividades em função das condições climáticas mais favoráveis, seguimos com pressão de mercado sobre o arroz e a soja, o que limita o resultado econômico das lavouras”, observa Na avaliação do especialista, a pecuária se apresenta como alternativa concreta dentro dos sistemas produtivos. “A pecuária é uma terceira via historicamente presente nas fazendas do Rio Grande do Sul e precisa ser tratada com mais atenção por produtores, lideranças e formuladores de políticas públicas. A integração entre lavouras e sistemas pecuários bem manejados, com pastagens cultivadas, amplia a resiliência das propriedades e contribui para melhorar o resultado econômico das operações”, ressalta. Teixeira ressalta que a presença da Arena Pecuária amplia o espaço de diálogo dentro do evento. “É uma oportunidade de levar conteúdo, colocar a carne como produto de vitrine e engajar os produtores rurais em rodas de debate e na gravação de conteúdos. A Abertura Oficial da Colheita do Arroz é um evento consolidado, que mostra a pujança da agricultura, e a pecuária pode cada vez mais mostrar sua força e seu papel dentro desse grande sistema agrícola”, completa. VEJA TAMBÉM:
  • Publicada lei que destina R$ 83,5 milhões para sanidade agropecuária
  • INMET divulga previsão para semana de 09 a 16 de fevereiro de 2026
  • Colheita de soja 2025/26 atinge 17,4% da área, afirma Conab
  • ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: