• Quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Partido Democrata planeja redesenhar mapa eleitoral da Califórnia

Estratégia busca conquistar até 5 cadeiras republicanas na Câmara em 2026, como resposta a esforços similares de republicanos no Texas.

O Partido Democrata da Califórnia iniciou um plano para redesenhar o mapa político do Estado com o objetivo de conquistar até 5 cadeiras republicanas na Câmara dos Representantes em 2026. A iniciativa surge como resposta direta aos esforços republicanos no Texas para redesenhar distritos eleitorais que ameaçam cinco cadeiras democratas. As informações foram divulgadas pelo jornal The New York Times nesta na 3ª feira (5.ago.2025)

O governador Gavin Newsom (Partido Democrata) pretende submeter o novo mapa aos eleitores em uma eleição especial marcada para 4 de novembro. Conforme reportado pelo The New York Times, membros democratas do Congresso e da legislatura estadual californiana foram informados sobre o plano nos últimos dias, com votação prevista para a semana de 18 de agosto.

A disputa por redistribuição eleitoral, que começou no Texas, agora se expande para outros Estados como Illinois, Nova York, Maryland, Missouri, Indiana e Ohio. Os legisladores californianos precisam agir até 22 de agosto para incluir o plano na cédula de novembro, segundo o Gabinete do Secretário de Estado da Califórnia.

“Se os republicanos vão jogar este jogo, a Califórnia pode lutar e reagir com mais força”, disse o representante Robert Garcia, Democrata de Long Beach. “Não vamos permitir que os republicanos do Congresso nacional e Donald Trump manipulem o mapa em todo o país e vamos simplesmente ficar sentados sem fazer nada.”

A situação se intensificou na 3ª feira (05.ago.2025), quando o senador John Cornyn pediu ao FBI (Federal Bureau of Investigation) que ajudasse a localizar e prender dezenas de legisladores estaduais democratas que deixaram o Texas para bloquear a votação do plano republicano. No mesmo dia, o governador Greg Abbott apresentou uma petição de emergência à Suprema Corte estadual solicitando a remoção do representante democrata Gene Wu de seu cargo, alegando que ele “renunciou” devido à sua ausência.

No Texas, os legisladores democratas fugiram para Nova York, Illinois e Massachusetts para impedir a formação de quórum necessário para votações na Câmara Estadual. Eles enfrentam multas diárias de US$ 500 por cada dia de ausência.

Em Illinois, os Democratas já controlam 14 das 17 cadeiras na Câmara dos Representantes, após um redesenho de distritos em 2021 que eliminou duas cadeiras republicanas. O governador JB Pritzker declarou na 3ª feira (5.ago.2025): “Se eles vão trapacear, então todos nós temos que analisar cuidadosamente qual é o efeito dessa trapaça na democracia. Isso significa que todos nós temos que nos levantar e fazer a coisa certa. Então, no que me diz respeito, tudo está em jogo”.

Em Nova York, a governadora Kathy Hochul alertou na 2ª feira (4.ago.2025) que as restrições à redistribuição no Estado provavelmente significariam que novos mapas não poderiam ser adotados até 2027.

Na Califórnia, o plano apresentado à delegação congressual poderia eliminar até 5 dos 9 republicanos da Câmara provenientes do Estado. Entre os potencialmente afetados estão os representantes Kevin Kiley, Ken Calvert, David Valadao e Darrell Issa. Eleitores republicanos também poderiam ser removidos do distrito do norte da Califórnia representado por Doug LaMalfa.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: