O CEO da Apple, Tim Cook, presenteou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), com uma peça de vidro fabricada pela Corning, montada sobre uma base de ouro 24 quilates. Ele entregou a obra na 4ª feira (6.ago.2025) na Casa Branca, quando a empresa apresentou seus planos para expandir a produção em solo norte-americano.
Cook anunciou um investimento de US$ 100 bilhões. Com isso, a Apple eleva para US$ 600 bilhões seu compromisso como a manufatura nos EUA para os próximos 4 anos. A iniciativa incluirá um programa voltado para ampliar a cadeia de suprimentos e manufatura avançada da empresa nos EUA.
A Corning é a empresa responsável pelo vidro usado em produtos da Apple.
A peça que Cook deu a Trump é um disco com o logotipo da Apple. Na parte superior, está impresso o nome do presidente norte-americano. Na parte inferior, há a assinatura de Cook, a mensagem “Made in USA” e o ano de 2025.
Segundo Cook, o design foi criado por um “ex-cabo do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA” que trabalha na Apple.
Veja a obra:
Assista ao momento em que Cook dá a obra a Trump (a partir de 3min25s):
O plano da Apple inclui a construção de uma nova fábrica no Texas, focada em máquinas para avanços em IA (Inteligência Artificial), com inauguração prevista para 2026. A proposta é criar 20.000 empregos.
A porta-voz da Casa Branca, Taylor Rogers, disse em comunicado que o anúncio com a Apple “ajudará simultaneamente a trazer de volta a produção de componentes críticos para proteger a segurança econômica e nacional” dos EUA.