Donald Trump anuncia entrada em vigor das tarifas de reciprocidade
Anúncio foi feito antes da meia-noite em Washington na rede social do presidente americano, a Truth Social
O presidente anunciou na quarta-feira (6/8) em sua rede social, a , pouco antes da meia-noite em Washington, a entrada em vigor das a diversos países que mantém relações comerciais com os Estados Unidos.
“Tarifas recíprocas entram em vigor à meia-noite de hoje! Bilhões de dólares, em grande parte provenientes de países que se aproveitam dos Estados Unidos há muitos anos, rindo o tempo todo, começarão a fluir para os EUA. A única coisa que pode impedir a grandeza americana seria um tribunal de esquerda radical que queira ver nosso país fracassar!”, escreveu.
Leia também
A medida eleva os encargos sobre produtos estrangeiros que entram no mercado norte-americano. Trump a justifica como uma resposta a desequilíbrios comerciais e, em alguns casos, a questões de segurança pública.
As novas tarifas variam entre 10% e 41% e começarão a ser aplicadas nesta quinta-feira (7/8), não mais no dia 1º, como prometido anteriormente. No entanto, mercadorias embarcadas para os EUA antes dessa data e que cheguem ao país até 5 de outubro estarão isentas da nova tributação.
A taxa mais alta, de 41%, foi imposta à Síria. Países como Laos e Mianmar foram sobretaxados em 40%. Suíça (39%), Iraque e Sérvia (35%), além de Argélia, Bósnia e Herzegovina, Líbia e África do Sul (30%) também estão entre os mais afetados.
A União Europeia, o Japão e a Coreia do Sul passarão a enfrentar tarifas de 15% sobre determinados produtos. Já para Costa Rica, Bolívia e Equador, o encargo subiu de 10% para 15%.
O Brasil, por sua vez, manteve a alíquota base de 10% estabelecida em abril. No entanto, o decreto de Trump que impõe sobretaxa de 40%, com exceção de quase 700 produtos, a maior parte das exportações brasileiras passará será tarifada em até 50%.
Por: Metrópoles