O prefeito do Recife, João Campos (PSB), lidera a corrida pelo governo de Pernambuco em 2026, segundo pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada em dezembro de 2025. No cenário estimulado, ele tem 53,1% das intenções de voto, contra 31,0% da governadora Raquel Lyra (PSD).
Na comparação com levantamento de agosto, João Campos oscilou negativamente dentro da margem de erro, passando de 57,0% para 53,1%. Já Raquel Lyra avançou de 24,0% para 31,0%, reduzindo a diferença entre os 2 principais nomes da disputa. Eduardo Moura (Novo) aparece com 3,9%, e Ivan Moraes (Psol), com 0,9%.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas entre 14 e 18 de dezembro de 2025. Foram entrevistados 1.502 eleitores em 61 municípios de Pernambuco. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Leia a íntegra do levantamento (PDF – 560 kB).
Em um eventual 2º turno entre João Campos e Raquel Lyra, o prefeito também venceria. Ele soma 55,1% das intenções de voto, enquanto a governadora registra 33,8%. Brancos, nulos e indecisos representam 11,2%.
A pesquisa também mediu a avaliação do governo estadual. A administração de Raquel Lyra é aprovada por 55,4% dos entrevistados, enquanto 40,8% dizem desaprovar sua gestão. Em relação à avaliação, 37,6% classificam o governo como ótimo ou bom, 31,0% como regular e 29,5% como ruim ou péssimo. O resultado mostra melhora em relação a agosto, quando a taxa de aprovação era de 48,7%.
O levantamento ainda avaliou a disputa ao Senado. No cenário estimulado, Humberto Costa (PT-PE) lidera, com 38,0%, seguido por Miguel Coelho (União Brasil) (30,0%) e Gilson Machado (PL) (20,2%). Como o eleitor poderá votar em 2 candidatos, os percentuais somam mais de 100%.
A pesquisa também simulou um eventual 2º turno entre os 2 principais nomes da disputa ao governo estadual. João Campos manteria a vantagem:
A pesquisa avaliou também a corrida para o Senado em Pernambuco. Em 2026, o eleitor poderá votar em 2 candidatos, o que faz com que os percentuais ultrapassem 100%.
Cenário estimulado (1ª e 2ª opções de voto):
Humberto Costa lidera em todos os cenários testados pelo instituto.
O levantamento mostra melhora na avaliação da administração da governadora Raquel Lyra. Em comparação com agosto, a aprovação da governadora subiu 6,7 pontos percentuais, enquanto a desaprovação caiu 6,8 pontos, indicando melhora na percepção do governo, ainda que esse avanço não tenha se refletido integralmente no cenário eleitoral.
Na avaliação detalhada:
O Poder360 oferece aos seus leitores o Agregador de Pesquisas mais antigo e mais completo da internet no Brasil. Reúne milhares de levantamentos de intenção de voto de todas as empresas desde o ano 2000. Em anos eleitorais, só são publicados os estudos que têm registro na Justiça Eleitoral e metodologia completa conhecida. Tem alguma pesquisa para divulgar? Mande a íntegra por e-mail para o Poder360: [email protected].
Para ter acesso ao Agregador de Pesquisas, clique aqui e busque os dados que desejar para as disputas de 2024 ou de todos os anos anteriores. Essa ferramenta oferece acesso apenas aos assinantes do Poder Monitor, a mais completa ferramenta de acompanhamento dos Três Poderes e tudo o que é relacionado ao poder. Para assinar o Poder Monitor e ter acesso por 30 dias grátis, clique aqui.





