O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empossou nesta 5ª feira (28.ago.2025) 24 diretores de agências reguladoras aprovados pelo Senado. A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e de ministros do governo.
Entre os empossados estão diretores para 11 órgãos reguladores federais, incluindo ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), ANM (Agência Nacional de Mineração), ANSN (Autoridade Nacional de Segurança Nuclear) e Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, conduziu a solenidade e defendeu a importância das agências para a prestação de serviços à sociedade brasileira.
As indicações fazem parte de um processo mais amplo de renovação dos quadros das agências reguladoras. Todos os nomeados passaram por sabatinas em comissões temáticas do Senado antes da aprovação no plenário.
Alcolumbre afirmou que o Senado realizou “a maior sabatina da história” nos últimos 3 meses, com a aprovação de mais de 41 autoridades para diversos órgãos. Segundo ele, as nomeações representam uma “decisão compartilhada” entre Executivo e Legislativo.
Estiveram presentes também os ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), além da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS). O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi brevemente à cerimônia.
Lista completa dos diretores presentes empossados:
ANSN (Autoridade Nacional de Segurança Nuclear):
ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar):
ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres):
ANM (Agência Nacional de Mineração):
ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários):
ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis):
Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária):
Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica):
Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações):
ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico):
Anac (Agência Nacional de Aviação Civil):
ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados):