O deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ) protocolou na 4ª feira (27.ago.2025) um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por “falas de cunho racista proferidas em eventos oficiais”.
“As falas, proferidas em diferentes contextos e anos, configuram padrão reiterado de discriminação racial, atentando contra o direito fundam”, diz o texto. Leia a íntegra do pedido (PDF – 162 kB).
O documento foi enviado à Mesa da Câmara dos Deputados. O requerimento solicita que a solicitação seja recebida e encaminhada ao plenário da Casa para deliberação.
O documento cita 3 episódios:
De acordo com Helio Lopes, as declarações de Lula configuram discriminação racial e atentam contra os direitos individuais da população negra.
“Nosso dever é defender a dignidade e a igualdade de todos os brasileiros. Não podemos nos calar diante de falas absurdas, que reforçam estigmas e dividem o nosso país”, afirmou o deputado.
O Poder360 procurou a Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência) por meio de e-mail para perguntar se gostaria de se manifestar a respeito do pedido de impeachment. Não houve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.