• Sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Lindbergh pede CPI para investigar fintechs usadas pelo PCC

Líder do PT na Câmara quer investigar como organizações criminosas usam bancos digitais em esquemas de lavagem de dinheiro.

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), protocolou nesta 5ª feira (28.ago.2025) o requerimento para instalação da CPI das Fintechs e começou a coletar assinaturas para viabilizar a investigação. Leia a íntegra (PDF- 230kB)

O documento foi apresentado depois da operação da PF (Polícia Federal) que cumpriu mandados de busca, apreensão e prisão contra cerca de 350 alvos com o objetivo de desarticular um esquema do PCC (Primeiro Comando da Capital) no setor de combustíveis, com ramificações em empresas do setor financeiro. Autoridades falam em sonegação de mais de R$ 7,6 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais.

A comissão pretende apurar como organizações criminosas utilizam bancos digitais e instituições financeiras tecnológicas em suas operações. A investigação terá como foco transações que possam configurar lavagem de dinheiro intermediada por essas empresas.

Segundo Lindbergh a comissão também tem o intuito de investigar a “rede de desinformação que tenta confundir a população para favorecer criminosos”.

Em seu perfil oficial no X, ele afirmou: “A CPI vai enfrentar o crime organizado, a intermediação das Fintechs da Faria Lima num sofisticado esquema de terceirização da lavagem de dinheiro e as redes de desinformação usadas para atacar instituições e fragilizar o combate à lavagem de dinheiro”.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: