O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta 5ª feira (6.nov.2025), em Belém (PA), com o presidente da França, Emmanuel Macron, na Cúpula dos Líderes da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Belém (PA). O encontro reforçou a aproximação entre os 2 países em agendas estratégicas como energia nuclear, minerais críticos e transição energética.
Na pauta bilateral, Brasil e França discutiram a ampliação da cooperação no campo da energia nuclear, considerada estratégica para a conclusão da usina Angra 3. Outro tema de destaque foi o avanço das políticas de biocombustíveis e hidrogênio de baixa emissão.
Macron também reafirmou o compromisso da França com o TFFF (Fundo Florestas Tropicais para Sempre), lançado mais cedo por Lula na capital paraense, que estabelece remuneração a países que preservam seus biomas. Segundo o governo brasileiro, a França indicou que poderia investir 500 milhões de euros até 2030.
O presidente francês é um dos líderes convidados para a Cúpula de Líderes da COP30, que marca a abertura política da conferência.
Durante o encontro bilateral, o clima foi de descontração. Macron chegou animado e fez questão de demonstrar afeto ao colega brasileiro, tentando, por diversas vezes, segurar-lhe a mão.
Nas fotos oficiais, é possível ver Lula sorrindo e, em alguns momentos, Macron insiste no toque. Ao final, o francês conseguiu o que queria: saiu de mãos dadas com o brasileiro. A cena gerou risadas da equipe presente.
Veja imagens:
Lula e Macron discutem cooperação ambi... (Galeria - 11 Fotos)
A Cúpula de Líderes (formalmente chamada de Cúpula do Clima de Belém) é uma inovação trazida ao universo das COPs. Será realizada nos dias 6 e 7 de novembro como encontro preparatório de alto nível. Leia nesta reportagem a lista de autoridades confirmadas na Cúpula.
Lula disse que o objetivo é enfrentar as divergências e que as palavras dos líderes serão a bússola da jornada a ser percorrida pelas delegações nas próximas 2 semanas.
A presidência brasileira concentra os debates da Cúpula em dois eixos: compromissos climáticos e financiamento. O TFFF (Fundo Florestas Tropicais para Sempre) e a eficácia do Acordo de Paris compõem o eixo central das discussões.
A programação terá sessões temáticas ao longo de 2 dias. Na tarde desta 5ª feira, ocorre o painel sobre florestas, oceanos e povos indígenas.
Na 6ª feira (7.nov), pela manhã, será discutida a transição energética. À tarde, o debate focará nas NDCs (contribuições nacionais), financiamento e implementação do Acordo de Paris.





