• Quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Lula diz que é “frescura intelectual” preferir museus internacionais

Presidente defende turismo interno, cita Amazônia e critica quem “guarda dinheiro o ano inteiro pra ver museu” fora do país.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) incentivou o turismo interno durante discurso em evento pelo Dia dos Professores no Rio de Janeiro na 4ª feira (15.out.2025). Ele disse que visitar museu no exterior é “frescura intelectual”.

Ao lado do presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Marcelo Freixo, Lula criticou a preferência por viagens internacionais e citou destinos nacionais.

Lula citou pessoas que viajam para lugares como a Europa para visitar museus. “E nunca visitou museu nacional. É frescura intelectual”, disse. “Os meninos ricos aqui do Rio de Janeiro adoram viajar para a Disney. ‘Quero ir pra Disney! Quero ir pra Disney!’, declarou.

Assista (1min53s):

Lula afirmou ser importante que estudantes conheçam a Amazônia. [É preciso realizar] visita das escolas do sul do país na Amazônia. As pessoas precisam conhecer a Amazônia. Não adianta o menino ficar na escola, ‘porque eu não quero que mexam na Amazônia, eu não quero mexam na Amazônia, eu não quero’. E nunca foi lá, porra. Passa por cima e vai para a Disney. Não, passe lá na Amazônia. Toma uma mordida de carapanã para ver como é bom”, disse Lula.

Ao falar sobre visitas culturais, o presidente classificou o Museu do Ipiranga, em São Paulo, como “belíssimo”, mas disse que “ninguém vai lá”. Ele mencionou também o Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

Segundo Lula, “tem gente” que guarda dinheiro “para fazer uma viagem, para ver um museu”. Ele disse: “Então é o seguinte, nós temos que fazer uma inversão. Inversão de prioridade. Fazer turismo para conhecer as coisas desse país. Para conhecer o que é o Brasil de verdade”.

Segundo o relatório “Theme Index and Museum Index” (íntegra – PDF – 10 MB) de 2023, o museu mais visitado do mundo é o Louvre, em Paris. Recebeu 8,86 milhões de pessoas.

O Museu do Ipiranga, citado por Lula, está próximo de atingir a marca de 2 milhões de visitantes desde a sua reabertura, em 2022, segundo a USP (Universidade de São Paulo).

Durante o mesmo evento, Lula criticou o Congresso, dizendo que “nunca teve a qualidade de baixo nível” como tem agora. Também comentou as eleições do próximo ano e pediu que os eleitores votem com consciência.

O presidente ainda criticou escolhas políticas do eleitorado fluminense, afirmou que “vários governadores já foram presos” e declarou que o Rio de Janeiro “era pra ser um Estado rico”.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: