O ritmo de adesão às ferramentas de IA como o ChatGPT é acelerado. O percentual de pessoas que já usaram algum modelo de IA generativa cresceu de 40% para 61% em 1 ano. Já o percentual de quem usa essas ferramentas semanalmente subiu de 18% para 34% no mesmo período.
No entanto, o percentual de pessoas que usam a IA para obter notícias ainda é de só 6%. O número dobrou no último ano, mas fica abaixo do percentual que usa IA para pesquisar algum tópico (15%) ou responder alguma questão factual (11%).
Os dados são do relatório IA Generativa e as notícias 2025 (PDF – 5 MB), divulgado pelo Reuters Institute em 7 de outubro. A pesquisa foi realizada com 12.565 pessoas em 6 países: Argentina, Dinamarca, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido. É a 2ª edição do estudo, realizado pela 1ª vez em 2024.
O estudo identificou uma mudança no perfil de uso das ferramentas de IA. O percentual dos que usam para obter informações em geral subiu de 11% para 24% em 1 ano e ultrapassou o percentual (21%) dos que usam as ferramentas para criação de mídia (imagens, texto, vídeo e áudio) ou de código de programação.
É dentro desse grupo que usa IA para buscar informações que se encontram os 6% que usam para obter notícias. Esse número passou de 3% para 6% em 1 ano por conta um aumento expressivo no Japão e na Argentina, mas os percentuais variaram pouco nos outros países.
O número ainda pequeno se deve em grande parte a restrições das próprias ferramentas. Hoje, mesmo os modelos mais avançados ainda entregam um grande volume de “alucinações” –respostas sem sentido– nas perguntas sobre fatos muito recentes ou muito específicos.
Mas a tendência é de que as ferramentas fiquem cada dia mais precisas e com menor índice de erro. E a pesquisa mostra que há uma propensão grande das pessoas em buscar notícias recentes nos modelos de IA.
A busca pelos eventos mais recentes é a principal tarefa solicitada às IAs por aquele grupo dos 6% que usam as ferramentas para notícias.
Essa constatação é mais um golpe para as empresas de jornalismo, que já sofrem os efeitos da apropriação de conteúdos pelas ferramentas de IA, com redução de tráfego e receita provenientes dos acessos de leitores a seus sites.
Apesar disso, a pesquisa também traz achados que podem indicar um caminho para empresas de jornalismo incorporarem ferramentas de IA para valorizar os conteúdos que produzem.
Muitas das tarefas listadas acima demonstram o interesse das pessoas em interagir e explorar as notícias além da simples informação publicada: fazem perguntas complementares, resumem o que leram, pedem para tornar o texto mais compreensível ou transformam o texto em outros formatos de mídia.
A questão que fica é se as empresas de mídia serão capazes de fornecer ferramentas especializadas em realizar essas tarefas antes e melhor do que as big techs. A velocidade de adesão aos modelos de IA já disponíveis no mercado mostra que elas saíram bem atrás nessa disputa.