• Domingo, 7 de setembro de 2025

Lula defende PIX e redução do desmatamento em fala do 7 de Setembro

Presidente destacou conquistas sociais, criticou opositores e reforçou a soberania nacional em pronunciamento.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou seu pronunciamento do 7 de Setembro, transmitido em rede nacional neste sábado (6.set.2025), para defender que o PIX continue público e gratuito, além de destacar a redução pela metade do desmatamento na Amazônia. “Defendemos o Pix de qualquer tentativa de privatização. O Pix é do Brasil. É público, é gratuito e vai continuar assim”, declarou.

O tema ganhou relevância internacional porque os Estados Unidos abriram uma investigação contra o Brasil em julho de 2025. O USTR (Escritório do Representante do Comércio dos EUA) avalia se o governo brasileiro favorece o Pix em detrimento de serviços de empresas estrangeiras.

Lula afirmou: “O Brasil não será colônia de ninguém” e criticou políticos que, segundo ele, atuam contra os interesses nacionais. “Foram eleitos para trabalhar pelo povo brasileiro, mas defendem apenas seus interesses pessoais. São traidores da pátria. A História não os perdoará”, disse.

O petista relacionou soberania a políticas sociais. “Se temos direito a essas políticas públicas, é porque o Brasil é um país soberano e tomou a decisão de cuidar do povo brasileiro”, declarou.

Citou o combate à fome, a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000, a abertura de mais de 400 novos mercados para exportações brasileiras e a maior operação contra o crime organizado da história.

Sobre a agenda ambiental, afirmou: “Reduzimos pela metade o desmatamento na Amazônia, que, em novembro, vai sediar a COP30, maior conferência mundial sobre o clima”.

Também disse que o governo seguirá zelando pela democracia e pela Constituição. “O Brasil tem um único dono: o povo brasileiro”, concluiu.

Assista à íntegra do pronunciamento (5min11):

Leia a íntegra do pronunciamento:

“Querido povo brasileiro, amanhã, 7 de setembro, é dia de celebrarmos a Independência do Brasil. É uma boa hora para a gente falar de soberania.

“O 7 de setembro representa o momento em que deixamos de ser colônia e passamos a conquistar nossa independência, nossa liberdade e nossa soberania.

“Na época da colonização, nosso ouro, nossas madeiras, nossas pedras preciosas, nada disso pertencia ao povo brasileiro. Toda nossa riqueza ia embora do Brasil para ajudar a enriquecer outros países.

“Mais de 200 anos se passaram e nós nos tornamos soberanos. Não somos e não seremos novamente colônia de ninguém. Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de nenhum governo estrangeiro.

“Mantemos relações amigáveis com todos os países, mas não aceitamos ordens de quem quer que seja. O Brasil tem um único dono: o povo brasileiro.

“É inadmissível o papel de alguns políticos brasileiros que estimulam os ataques ao Brasil. Foram eleitos para trabalhar pelo povo brasileiro, mas defendem apenas seus interesses pessoais. São traidores da pátria. A História não os perdoará.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: