• Sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Lisboa vai criar novo sistema para o Elevador da Glória

Relatório preliminar aponta mudança no cabo como possível causa do acidente que matou 16 pessoas na capital portuguesa.

A CML (Câmara Municipal de Lisboa) anunciou na 5ª feira (11.set.2025) que vai desenvolver um novo sistema tecnológico para o Elevador da Glória. O bondinho descarrilou na 4ª feira (3.set), causando a morte de 16 pessoas na capital de Portugal.

É prioridade da Câmara Municipal de Lisboa e da CARRIS estudarem novas soluções e restabelecerem a normalidade com a maior brevidade possível, garantindo simultaneamente a preservação do patrimônio histórico e cultural que o Elevador da Glória representa para Lisboa e para o país”, disse Carlos Moedas, presidente da CML.

Um Grupo de Missão será formado por Luís Ortega, diretor do Departamento de Estruturas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil; o engenheiro mecânico João Viegas, diretor do Centro de Instrumentação Científica e Tecnologias de Informação; Jorge Ambrósio, professor catedrático e especialista em mecânica estrutural e computacional do Instituto Superior Técnico; além de 2 representantes da Ordem dos Engenheiros: Ricardo da Cunha Reis e Manuel Tender.

A Câmara e o grupo vão se reunir na próxima semana para definir os detalhes e dar início ao projeto.

É precisamente este trabalho de reforço da confiança que começa a ser preparado e que junta algumas das instituições mais prestigiadas do nosso país. Agradeço a disponibilidade e o empenho de todos estes profissionais de referência que se prontificaram, desde a 1ª hora, para tudo o que fosse necessário relacionado a este acidente”, disse Moedas.

Segundo o Expresso, no relatório preliminar do GPIAAF (Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários), a mudança do tipo de cabo utilizado no suporte do bondinho pode ter sido a causa do acidente.

Até 6 anos atrás, o cabo era totalmente de aço. Depois, foi substituído por outro formado por 6 cordões do mesmo material, mas com núcleo de plástico, que pode ter se deformado quando foi apertado. O processo teria continuado ao longo dos meses seguintes, reduzindo a resistência até chegar ao rompimento da semana passada.

Inaugurado em 1885, o Elevador da Glória transportava cerca de 3 milhões de passageiros por ano, segundo a CML.

Com um percurso de cerca de 275 metros e inclinação de 17%, o elevador fazia a ligação entre a Praça dos Restauradores, na Baixa, e o Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto. A viagem era realizada dezenas de vezes por dia e o elevador era o mais movimentado da cidade.

Classificado como monumento nacional desde fevereiro de 2002, o elevador tem capacidade para até 42 pessoas por viagem e atrai turistas todos os dias. Os percursos eram feitos com um intervalo de 10 a 15 minutos. Segundo a Proteção Civil de Portugal, levava em torno de 38 pessoas no momento do acidente.

Por: Poder360

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