• Sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Juíza proíbe Trump de enviar imigrantes para prisão dos "jacarés"

Justiça dos EUA também determinou que o Estado da Flórida comece a desmontar estrutura que pode abrigar até 4.000 pessoas.

A Justiça Federal dos Estados Unidos decidiu na 5ª feira (21.ago.2025) que o Estado da Flórida e o governo de Donald Trump (Partido Republicano) não podem enviar mais imigrantes para o centro de detenção em Everglades, conhecido como prisão dos “jacarés” (Alligator Alcatraz, em inglês), e devem tomar medidas para começar a desmantelá-lo.

Segundo o jornal digital Politico, a juíza distrital dos EUA, Kathleen Williams, concordou com grupos que contestavam a operação do centro por questões ambientais. Ela ordenou que o Estado interrompa as construções e desmonte a estrutura, removendo cercas, iluminação e geradores em até 60 dias.

O centro de detenção de imigrantes foi inaugurado em julho deste ano pelo governo federal, com uma visita de Trump. A estrutura fica em meio a um pântano repleto de jacarés, no Parque Nacional dos Everglades, na Flórida.

“Todos os governadores da Flórida, todos os senadores da Flórida e inúmeras figuras políticas locais e nacionais, incluindo presidentes, prometeram publicamente seu apoio inequívoco à restauração, conservação e proteção dos Everglades”, declarou a juíza, citada pelo Politico. “Esta ordem nada mais faz do que manter os requisitos básicos da legislação elaborada para cumprir essas promessas”, disse.

O diretor-executivo da Divisão de Gestão de Emergências da Flórida, Kevin Guthrie, recorreu da decisão. As autoridades norte-americanas não divulgaram o número de pessoas detidas no centro. Estima-se que o local tenha capacidade para abrigar até 4.000 pessoas.

A decisão de Williams, juíza indicada pelo ex-presidente Barack Obama (Partido Democrata), tornaria impossível a operação do centro de detenção. No início de agosto, a magistrada já havia emitido uma ordem para interromper a construção da prisão em resposta à ação movida pelas associações Friends of the Everglades, Center for Biological Diversity e Miccosukee Tribe.

Segundo o Politico, durante as audiências sobre o processo, os grupos ambientalistas afirmaram que o centro de detenção põe em risco um ecossistema frágil que abriga espécies ameaçadas de extinção.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: