IBPecan busca código comum no Mercosul para noz-pecã e mira novos mercados
Instituto quer diferenciar o produto de outras nozes para evitar taxações indevidas e alinhar-se aos principais exportadores. Abertura do mercado chinês também está na pauta.
Instituto quer diferenciar o produto de outras nozes para evitar taxações indevidas e alinhar-se aos principais exportadores. Abertura do mercado chinês também está na pauta. O Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) está empenhado em duas frentes estratégicas para impulsionar o setor: a criação de uma nomenclatura comercial comum para a noz-pecã no Mercosul e a abertura de novos mercados de exportação, com destaque para a China. As propostas foram discutidas em reuniões recentes com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec). A principal demanda é a criação de um código fiscal específico (Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM) para a noz-pecã. Segundo Demian Segatto da Costa, do comitê gestor do Pró-Pecã, a medida tem dois objetivos centrais. O primeiro é alinhar o Brasil aos códigos utilizados pelos maiores exportadores mundiais, como Estados Unidos e México. “O segundo objetivo é evitar que a noz-pecã seja taxada indevidamente, como ocorre no mercado europeu, onde pode ser confundida com a noz-da-pérsia e, por isso, receber um imposto de importação incorreto”, esclareceu Costa. Para fortalecer o pleito, o IBPecan irá articular a proposta com associações de produtores da Argentina e do Uruguai, transformando-a em um interesse conjunto do bloco.
Chegada do inverno no Brasil coloca bovinocultores em alertaOutro ponto crucial é a expansão para o mercado chinês. Embora o Brasil já tenha autorização para exportar a noz-pecã descascada para a China, o IBPecan busca agora a liberação para a venda do produto com casca. “A abertura depende de uma missão diplomática para a inspeção fitossanitária de nossos pomares. Aguardamos uma posição do governo chinês”, afirmou Costa. Para agilizar o processo e reduzir custos, o Instituto solicitou à Sedec que interceda junto ao Ministério da Agricultura. A sugestão é que a inspeção dos pomares de pecã seja incluída em futuras visitas técnicas chinesas já agendadas para outras culturas no Brasil. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Durante as conversas com a Sedec, o IBPecan também se comprometeu a apresentar uma agenda de feiras internacionais de interesse para 2026, visando aproveitar os programas de fomento à exportação do Rio Grande do Sul. O encaminhamento da nova nomenclatura seguirá um trâmite burocrático: a proposta será enviada à Secretaria da Fazenda, que a direcionará ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) antes de ser levada pelo governo brasileiro às reuniões do Mercosul. VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago PereiraQuer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Por: Redação
Artigos Relacionados:
Produtor rural ganha mais tempo para adotar Nota Fiscal Eletrônica
há 6 minutos
Fávaro rebate acusações de que Plano Safra não está sendo liberado: ‘fake news’
há 7 minutos
Frio continua no Centro-Sul; Norte e Nordeste têm previsão de chuva nesta sexta
há 7 minutos
Citros: Preços da laranja caem 20% em junho
há 34 minutos
Com prejuízo de R$ 1,5 mi no cultivo de repolho, ex-BBB Caio Afiune revela ao MF Cast como deu a volta por cima
há 35 minutos
Poder de compra dos ovos avança em junho
há 35 minutos
Queda do frango em junho é a mais intensa em 18 anos
há 36 minutos
Curitiba sedia uma das maiores Feiras de Cutelaria da América do Sul
há 36 minutos
Por que os ovos das galinhas não são todos iguais? Veja os motivos
há 1 hora
Boi gordo encerra semana com MT liderando valores da arroba; veja as cotações
há 1 hora
Como Aliomar se tornou um gigante na produção de tomates e referência na Basf
há 2 horas
Votu International Rodeo anuncia premiação histórica de R$ 560 mil
há 10 horas
IA tem potencial para revolucionar a produção de carne na raça Nelore
há 10 horas
Gilmar Mendes convoca audiência pública sobre pejotização em setembro
há 13 horas
Advogado de réu diz que conversou com Cid e familiares
há 13 horas
Mitos e verdades sobre consumo de carne bovina são debatidos na 2ª Fenagen em Pelotas
há 15 horas
Emater: plantio de trigo no RS atinge 50% da área, mas umidade ainda atrapalha