• Terça-feira, 12 de agosto de 2025

Haddad diz que reunião com Bessent marcada para esta semana foi cancelada

Cancelamento de reunião com secretário do Tesouro dos EUA expõe tensão diplomática e troca de acusações entre Haddad e Eduardo Bolsonaro.

Cancelamento de reunião com secretário do Tesouro dos EUA expõe tensão diplomática e troca de acusações entre Haddad e Eduardo Bolsonaro. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira que a reunião que teria esta semana com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, foi desmarcada pelo governo norte-americano, o que o ministro atribuiu ao resultado de articulação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). “(A reunião com Bessent) seria na quarta-feira desta semana. Seria porque, de novo, a militância antidiplomática dessas forças de extrema direita que atuam junto à Casa Branca tomaram conhecimento da minha fala…e agiram junto a alguns assessores ali do presidente Trump. E a reunião com ele (Bessent), que seria virtual na quarta-feira, foi desmarcada”, disse Haddad em entrevista à GloboNews.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Pecuária brasileira é líder mundial e responsável por 1 a cada 5 quilos de carne bovina exportada
    Pecuária brasileira é líder mundial e responsável por 1 a cada 5 quilos de carne bovina exportada
    O ministro afirmou que o cancelamento da reunião foi informado por email, sob o argumento de “falta de agenda”, e que não há nova data para que ela aconteça. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Na semana passada, Haddad disse em entrevista que tinha uma reunião virtual marcada com Bessent nesta semana, fala que, segundo ele afirmou nesta segunda-feira, provocou movimentações por parte do deputado Eduardo Bolsonaro para impedir o encontro. “O Eduardo publicamente deu uma entrevista (dizendo) que ia procurar inibir esse tipo de contato entre os dois governos”, disse. “E depois disso é que aconteceu o episódio.” De acordo com Haddad, o aviso do cancelamento foi recebido cerca de dois dias depois da entrevista de Eduardo e seria difícil não relacionar os dois acontecimentos. O ministro usou o exemplo para destacar que a situação do Brasil é completamente diferente a dos demais países em relação às tarifas. Em nota divulgada após a entrevista do ministro, o deputado minimizou as falas de Haddad e disse que não tem controle sobre a agenda de Bessent, destacando que o secretário apenas cumpre as diretrizes determinadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump. “Haddad prefere culpar terceiros pela própria incompetência, enquanto Lula só fala besteira por aí e inflama a crise diplomática. Há quase duas semanas, o presidente Donald Trump declarou emergência econômica nos EUA, apresentando de forma clara as razões. Até que o Brasil enfrente esses pontos, qualquer reunião será mera encenação — e, portanto, inútil”, afirmou. Na nota, assinada também pelo influenciador Paulo Figueiredo, que a divulgou na rede X, os dois disseram que embarcarão nesta quarta-feira para Washington “para uma série de reuniões com autoridades americanas”. Haddad já havia manifestado preocupação anteriormente com a atuação nos EUA de Eduardo Bolsonaro, terceiro filho do ex-presidente Jair Bolsonaro que licenciou-se do mandato parlamentar e está nos EUA fazendo campanha pela aplicação de sanções norte-americanas ao Brasil e às autoridades brasileiras por causa do processo em que seu pai é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Na carta ao governo brasileiro em que anunciou em julho a imposição de tarifas mais altas contra o Brasil, Trump citou o julgamento de Bolsonaro, que caracterizou como uma “caça às bruxas”. No mês passado, o governo dos EUA também impôs sanções ao ministro do STF Alexandre de Moraes, que, desde então, tem sido alvo de críticas de autoridades norte-americanas por uma atuação supostamente autoritária. Fonte: Reuters VEJA TAMBÉM:
  • Abertura de mercado para exportação de mudas de cana-de-açúcar do Brasil para a Guatemala
  • Cotações do milho seguem em baixa no Brasil
  • China deve exigir regra ambiental da UE para carne
  • ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago PereiraQuer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: