EUA: diretora do Fed projeta mais 2 cortes de juros até o fim do ano
Vice-presidente para supervisão da autoridade monetária dos EUA, Michelle Bowman, acredita em dois cortes de 0,25 ponto percentual em 2025
O (Fed, o Banco Central dos ) deve promover mais dois cortes de juros em 2025. A projeção é da vice-presidente para supervisão da autoridade monetária, Michelle Bowman, que falou nesta terça-feira (14/10) sobre a trajetória dos da economia norte-americana e o ambiente econômico do país.
Segundo Bowman, o Fed deve cortar os juros em 0,25 ponto percentual em cada uma das duas reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do BC dos EUA previstas para este ano.
– após um corte de 0,25 ponto percentual na última reunião do Fomc, em setembro.
A expectativa da maioria dos analistas do mercado é justamente a de que o BC dos EUA promova mais dois cortes de 25 pontos-base na taxa de juros até o fim deste ano. As próximas reuniões do Fomc acontecem nos dias 28 e 29 de outubro e 9 e 10 de dezembro.
“Continuo vendo mais dois cortes de juros até o fim deste ano, desde que vejamos os dados evoluindo da maneira que esperamos”, disse Bowman durante um evento em Washington.
Ainda de acordo com a dirigente do Fed, é “difícil dizer” para onde vai a economia dos EUA nos próximos meses, mas é possível afirmar que, “embora ainda haja crescimento, os gastos dos consumidores e o mercado de trabalho estão desacelerando”.
Powell também fala
Os investidores também estão atentos nesta terça-feira a declarações do presidente do Fed, Jerome Powell, que fará um pronunciamento sobre as perspectivas da economia norte-americana. O mercado espera que a fala do chefe da autoridade monetária dos EUA, assim como a de Bowman, dê alguma “pista” sobre a trajetória da taxa de juros no país.
Além de Powell e Bowman, devem falar nesta terça-feira outros integrantes do Fed, como Christopher Waller e Susan Collins.
Por: Metrópoles