Dragão em alerta: atividade industrial da China encolhe pelo 8º mês
O setor de serviços também registrou queda em novembro, segundo os dados divulgados neste domingo (30/11) pelo governo da China
Segunda maior economia do mundo, a registrou uma nova queda de sua atividade industrial em novembro deste ano, de acordo com dados divulgados neste domingo (30/11) pelo Escritório Nacional de Estatísticas (, na sigla em inglês).
Segundo os dados oficiais, o Índice de Gerente de Compras (PMI) do chinês ficou em 49,2 em novembro, permanecendo abaixo da marca de 50 pontos – o que indica contração da atividade. Quando o indicador está acima dos 50 pontos, há expansão.
Em outubro, o PMI da indústria do dragão asiático havia ficado em 49 pontos, ligeiramente abaixo do resultado deste mês. Mesmo assim, o panorama ainda é de retração.
O PMI não industrial da China, por sua vez, recuou 0,6 ponto, para 49,5 em novembro. O índice composto alcançou 49,7 – todos ainda abaixo da linha divisória dos 50 pontos.
Leia também
De acordo com os dados do NBS, novembro foi o oitavo mês consecutivo de queda da atividade industrial na China. O resultado veio em linha com as estimativas dos analistas do mercado, que apontavam um índice de 49,2 em novembro, segundo pesquisa da Reuters.
O setor de serviços também registrou queda em novembro, segundo os dados divulgados neste domingo, ficando abaixo de 50 pontos pela primeira vez desde setembro do ano passado. Foi o menor nível desde dezembro de 2023.
O que é o PMI
O Índice de Gerentes de Compras (Purchasing Managers’ Index ou PMI, na sigla em inglês) é um indicador da atividade econômica que mede o desempenho dos setores industrial e de serviços de um país.
Ele é calculado com base em pesquisas mensais com gerentes de compras de empresas, que respondem sobre produção, novas encomendas, emprego e outros fatores.
Por: Metrópoles





