A Rússia bombardeou uma estação de bombeamento de gás na região de Odesa, no sul da Ucrânia, que é utilizada para importação de GNL (Gás Natural Liquefeito) dos EUA e do Azerbaijão. O ataque foi divulgado por autoridades ucranianas nesta 4ª feira (6.ago.2025) e compromete os preparativos ucranianos para o inverno.
A infraestrutura atingida está localizada na vila de Novosilske, na fronteira com a Romênia, onde funciona o interconector de Orlovka, ponto de entrada do gás via rota Transbalcânica.
A estação bombardeada integra um sistema que conecta terminais gregos de GNL com instalações de armazenamento ucranianas através do gasoduto Transbalcânico. Esta infraestrutura já estava operacional para receber GNL norte-americano e volumes de teste de gás azerbaijano. A informação é da Reuters.
A Ucrânia enfrenta escassez de gás depois de diversos ataques de mísseis russos realizados este ano, que diminuíram a produção doméstica do combustível.
Segundo informações divulgadas por Kiev, 400 mil metros cúbicos de gás estavam programados para passar pelo interconector de Orlovka nesta 4ª feira (6.ago).
No mês passado, a Ucrânia transportou pela 1ª vez um pequeno volume de teste de gás azerbaijano pela rota Transbalcânica e anunciou planos para aumentar as importações de gás da empresa Socar (State Oil Company of Azerbaijan Republic) do Azerbaijão.
As autoridades ucranianas não informaram se o gás continuará a ser bombeado através do interconector depois do ataque.
“Foi um ataque deliberado contra nossa preparação para a temporada de aquecimento, absolutamente cínico, como cada ataque russo contra o setor energético”, declarou o presidente Volodymyr Zelensky no Telegram.
Eis o comunicado divulgado por Zelensky via Telegram:
“Agora, na região de Zaporizhzhia, nossos médicos e equipes de resgate estão ajudando os feridos após um ataque russo contra uma base de veraneio comum. Doze pessoas ficaram feridas. Até o momento, infelizmente, há informações sobre duas mortes. Meus sentimentos aos familiares e entes queridos. Esse ataque não teve qualquer sentido militar —apenas crueldade para espalhar o medo.
Também durante a noite, ataques covardes contra redes elétricas na região de Dnipropetrovsk, lançamento de explosivos por drone contra civis em Kherson, ataque a uma estação de gás em Novosilske, na região de Odessa. Centenas de famílias ficaram sem gás. Foi um ataque deliberado contra nossa preparação para a temporada de aquecimento, absolutamente cínico, como cada ataque russo contra o setor energético. Em Kharkiv e Donetsk, atingiram casas particulares.
Não importa o que diga o Kremlin, eles só buscarão sinceramente o fim da guerra quando sentirem a devida pressão. E é justamente agora que é fundamental fortalecer todos os instrumentos à disposição dos EUA, da Europa e do G7 para que o cessar-fogo ocorra imediatamente. A Ucrânia reconhece a vontade política, valoriza os esforços dos nossos parceiros, dos EUA e de todos que ajudam. E contamos com as decisões necessárias”.