• Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Agenda da Semana: Flávio se reúne com Centrão, expulsão de Sabino e Selic

Lançamento do filho de Bolsonaro ao Planalto, decisão da taxa de juros e análise sobre Lei do Impeachment devem dominar agenda dos Poderes.

O jornal digital Poder360 traz nesta 2ª feira (8.dez.2025) uma seleção dos assuntos que devem ser destaque na agenda do poder e da política nesta semana.

O senador Flávio Bolsonaro se reúne nesta 2ª feira com líderes partidários do Centrão e do PL para discutir sua pré-candidatura à Presidência em 2026. O senador (PL-RJ) deve conversar com, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, Ciro Nogueira (PI), presidente do PP, Antonio Rueda, presidente do União Brasil, Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos, e Rogério Marinho (RN), líder do PL no Senado.

Às 15h, a Executiva Nacional do União Brasil decide se expulsa o ministro Celso Sabino (Turismo) do partido. O Conselho de Ética do União Brasil aprovou por unanimidade a expulsão do ministro por infidelidade partidária. A decisão final é da Executiva. Sabino está afastado pela sigla desde que decidiu permanecer no governo mesmo com a determinação do partido para que seus filiados deixassem cargos no Executivo.

Na 3ª feira (9.dez), Lula anuncia o programa CNH do Brasil, que altera as regras para obtenção do documento e determina o fim da obrigatoriedade da autoescola. Também lança um aplicativo para o processo de obtenção da carteira nacional de habilitação. 

No STF, a 1ª Turma começa a julgar os 6 réus do núcleo 2 da tentativa de golpe de Estado. A Corte reservou 9, 10, 16 e 17 de dezembro para o julgamento. A sessão inicia às 9h, com a leitura do relatório do ministro Alexandre de Moraes.

Também na 3ª feira, Bolsonaro recebe Michelle Bolsonaro, e seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde está preso desde 22 de novembro. 

Na 4ª feira (10.dez), o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) anuncia se altera a taxa de juros. Nos EUA, o Fed, banco central norte-americano, também divulga se mexe no juro-básico do país.

No mesmo dia, antes do anúncio do BC, o IBGE divulga a taxa de inflação do Brasil em novembro.

Na 5ª feira (11.dez), Lula participa da Caravana Federativa de Belo Horizonte (MG) e o Congresso realiza sessão conjunta com deputados e senadores para analisar vetos presidenciais. 

Na 6ª feira (12.dez), o plenário virtual do STF começa a julgar se referenda decisão de Gilmar Mendes que limitou ao procurador-geral da República a iniciativa de pedidos de impeachment de ministros do Supremo no Senado. A decisão também elevou o quorum para abertura de processos por crime de responsabilidade: deixou de ser maioria simples e passou a exigir apoio de dos senadores.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: