• Quarta-feira, 16 de julho de 2025

Você sabe a diferença da carne Angus e Brangus?

A polêmica vem diretamente de uma açougue da capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, confira as diferenças entre Angus e Brangus

Animais são “parentes” que, nas gôndolas, têm diferença de até 40% no preço de cortes, segundo especialista; criador afirma que custo é relacionado a questões de mercado. Recentemente, alguns órgãos (Procon/Decon/Iagro) realizaram fiscalização em uma casa de carnes em Campo Grande onde verificaram dupla informação que poderia levar o consumidor ao erro em relação a cortes finos. No caso, produtos etiquetados como carne bovina da raça Brangus eram anunciados como de Angus.
De que parte do boi vêm as carnes que comemos?
Há certa diferença entre as duas raças. Angus é originária da Escócia e animais desta raça têm nível alta de marmoreio (gordura entremeada na carne) o que confere maciez, explicou o especialista em carnes Henrique Soares, que é churrasqueiro e palestrante. Tal aspecto, afirma ele, é superado somente pela raça japonesa Wagyu, que ele classifica como “a melhor carne do mundo”.
  • Boi: preços caem com aumento da oferta e real forte
  • Araçatuba recebe o 32º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha
  • Mapa publica 44 registros de defensivos agrícolas, sendo sete de baixo impacto
  • Embrapa cerrados lança cultivares de soja que resistem a veranico e a nematóide
  • Embrapa Gado de Leite: Custo de produção de leite cresce em março
  • O resultado mescla características das duas raças: o marmoreio, em menor nível que a encontrada na carne de Angus, e o sabor característico do Nelore. Em relação a preço, peças de Angus podem custar em torno de 40% a mais que as de Brangus. Segundo Henrique, uma picanha do primeiro é vendida por cerca de R$ 100,00, do segundo por volta de R$ 70,00. Preço, porém, não é indicativo da qualidade, conforme criador Luciano Zamboni, ex-presidente da Associação Brasileira de Brangus. Ele afirma que o mercado consumidor local está muito distante dos centros de produção de Angus, o que, “pela lógica do mercado”, torna a carne deste animal mais cara. “O que define o preço é a oferta e a demanda, e não a raça”, afirma. “Há, inclusive, carnes de Brangus mais caras que a o Angus”, prosseguiu. Mas como identificar se a carne é realmente de Angus? De acordo com Klaus Machareth de Souza, superintende da Associação do Novilho Precoce de Mato Grosso do Sul, apenas a ABA (Associação Brasileira de Angus) possui certificadora no Mato Grosso do Sul e os produtos desta raça necessariamente devem conter o selo da entidade impresso na embalagem. Zamboni, porém, reforça que a ABA também certifica animais Brangus, concedendo o selo àqueles que tiverem o mínimo de 50% de “sangue Angus”. A CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária) e o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), afirma o criador, também fazem o acompanhamento –no caso da primeira entidade, há também um programa próprio de qualidade.
  • Melhoramento Genético:
  • Como escolher touros que serão usados na vacada, dicas essenciais
  • Investir em genética é segredo de lucro na pecuária
  • Vaca Nelore: Sem reposição não há cruzamento
  • Importância de seleção e melhoramento genético na pecuária
  • IATF: cuidados com o sêmen congelado
  • Além de Angus com vacada Nelore, qual outra raça utilizar?
  • Qual melhor opção: Nelore ou gado cruzado?
  • Saiba tudo sobre Melhoramento Genético em Bovinos
  • garfico-diferenca-angus-brangus
    Fonte: Compre Rural
    Diferença entre as raças Angus x Brangus A diferença entre as raças está no seu grau de sangue, enquanto o Angus é 100% sangue taurino o Brangus tem 37,5% do seu sangue composto por genética zebuína, para entender melhor a diferença entre taurino e zebuíno indico a leitura do artigo: Bos taurus vs Bos indicus: separados há 2 mi de anos. As duas raças tem pelagens da cor preta e vermelha, sua estrutura corporal é muito parecida além de várias outras características que dificultam a diferenciação entre elas. O que pode-se afirmar com toda certeza que são duas raças que vem crescendo muito no país, a comercialização de sêmen da raça Angus cresceu 28% no último ano, o Brangus vem conquistando mais espaço em vários estados onde a pecuária de corte é muito forte, exemplo são Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As raças britânicas e continentais, como o Angus dificilmente se adaptam em outros climas principalmente por causa do comprimento do pelo e em razão dos carrapatos, o clima tropical brasileiro é um desafio para a raça, por isso usa-se tanto o cruzamento com o Nelore através da IATF. Com o cruzamento com o zebu, o animal ganha resistência aos carrapatos e pelo mais curto, vantagem essa, que o Brangus já possui.
    Qual a melhor raça para usar no cruzamento industrial
    Qual a diferença entre angus preto e vermelho?
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: