• Sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Vacina suspeita de levar quase 200 animais à morte, a EXCELL 10, é recolhida pelo MAPA

Lotes de imunizante contra clostridiose da Dechra Brasil, a vacina EXCELL 10 são retirados de circulação enquanto investigação avança.

Lotes de imunizante contra clostridiose da Dechra Brasil, a vacina EXCELL 10 são retirados de circulação enquanto investigação avança. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou o recolhimento cautelar de dois lotes da vacina EXCELL 10, utilizada no combate à clostridiose, após a morte de 199 animais no Piauí com suspeita de reações adversas. O caso acendeu um alerta no setor pecuário e levou a uma série de fiscalizações e medidas de emergência para garantir a segurança do rebanho brasileiro. A clostridiose é uma doença altamente letal, causada por toxinas de bactérias do gênero Clostridium spp., que podem atingir bovinos, ovinos e caprinos. Entre os sintomas estão inchaço muscular, manqueira, tremores, rigidez e até convulsões. Sem tratamento eficaz, a vacinação é a principal ferramenta de prevenção utilizada pelos pecuaristas.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Allianz Parque recebe vaca recordista de R$ 24 milhões em leilão histórico
    A ocorrência foi registrada pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) em 12 de agosto, após mortes de ovinos, caprinos e um bovino, possivelmente ligadas à aplicação da vacina. A notificação levou o Mapa a solicitar imediatamente relatórios de farmacovigilância ao laboratório Dechra Brasil Produtos Veterinários Ltda., responsável pela fabricação do produto. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});No dia 14 de agosto, fiscais do ministério estiveram na unidade da empresa em Londrina (PR), onde verificaram processos de fabricação, controle de qualidade e registros de atendimento ao consumidor. Já em 15 de agosto, foi emitida a primeira ordem de apreensão dos lotes suspeitos — 016/2024 e 018/2024. As medidas se intensificaram a partir do 18 de agosto, quando o Mapa iniciou a apreensão de vacinas em uma distribuidora em Teresina (PI). No dia seguinte, a ordem foi estendida para todo o país, visando retirar os lotes de circulação em caráter preventivo. Em 20 de agosto, a própria fabricante publicou comunicado oficial de recolhimento, direcionado a distribuidores, médicos-veterinários e lojistas. Até o momento, o Mapa contabilizou 194 ovinos, 4 caprinos e 1 bovino mortos. As amostras dos imunizantes e de animais que vieram a óbito já estão em análise nos laboratórios oficiais. A previsão é que a investigação seja concluída em até 60 dias. O secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, reforçou que o órgão está mobilizado para esclarecer as causas das mortes. “Neste momento o Mapa está dedicado e atuando de forma coordenada e integrada com os órgãos estaduais de defesa sanitária para confirmar a causa dos óbitos dos animais e adotar todas as medidas necessárias para proteção da produção pecuária”, destacou. Apesar da gravidade do episódio, o Mapa reiterou que a vacinação continua sendo a estratégia mais eficaz no combate à clostridiose e que o consumo de carne e derivados de animais saudáveis e inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial permanece seguro.
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: