• Sábado, 9 de agosto de 2025

Unicórnio existe? Carneiro raro com chifre central choca criadores na Islândia

Com chifre único saindo do centro da cabeça, carneiro ganhou o nome de ‘Einhyrningur’ e virou símbolo de uma anomalia natural rara.

Com chifre único saindo do centro da cabeça, carneiro ganhou o nome de ‘Einhyrningur’ e virou símbolo de uma anomalia natural rara. Um fenômeno raro da natureza aconteceu na Islândia: um jovem carneiro que apresenta um único chifre central na cabeça, semelhante ao lendário unicórnio, foi redescoberto por fazendeiros pouco antes do Natal de 2017 após ter desaparecido por meses na encosta de uma montanha. A ovelha em questão pertence à fazendeira Erla Þórey Ólafsdóttir, do vilarejo de Hraunkoti, em Landbrot, que inicialmente havia notado algo incomum em um de seus cordeiros recém-nascidos, mas não deu muita importância. Durante a retirada do rebanho das pastagens de verão, o animal acabou ficando para trás e só foi encontrado novamente por outros pastores no final do ano.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Cidade bizarra onde todos os 6.000 fazendeiros vivem na mesma rua; Vídeo
    Os pastores o viram através de binóculos e não sabiam o que era. Pensaram, a princípio, que fosse um bode com aquele chifre alto. Depois, quando se aproximaram, viram que era uma ovelha, com um chifre peculiar. Os dois chifres cresceram juntos como um só e se dividem levemente na ponta”, relatou Erla em entrevista a BBC. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Com a peculiaridade do chifre único — cujas pontas se bifurcam levemente — o animal foi batizado de “Einhyrningur”, que significa “unicórnio” em islandês, remetendo diretamente às origens latinas da palavra: uni (um) e cornu (chifre). Segundo Erla, o carneiro tem uma aparência tão incomum que chega a parecer uma criatura mítica.
    Foto: Divulgação
    Os chifres alongam o rosto dele, especialmente ao redor dos olhos, o que faz com que ele esteja sempre com um olhar surpreso. Parece alguém que fez plástica”, brincou a criadora. A formação do chifre, segundo os relatos, é uma junção incomum dos dois chifres normais que, em vez de crescerem separados, fundiram-se no centro da testa, conferindo ao animal a aparência lendária. Apesar da repercussão que o caso tem gerado na Islândia e fora dela, o futuro do Einhyrningur ainda é incerto. O carneiro é considerado frágil e magro, sem condições ideais para reprodução. Inicialmente, ele seria abatido na primavera, como os demais cordeiros que não se destinam à reprodução.
    Foto: Divulgação
    Uma tentativa de levá-lo para o Zoológico de Reykjavik foi descartada, pois as leis islandesas impõem regras rigorosas sobre a movimentação de animais entre zonas de proteção sanitária. No entanto, há uma possibilidade de ele ser vendido a outro fazendeiro da mesma zona. “Se alguém estiver disposto a comprá-lo e estiver dentro da mesma área de proteção, ele pode ser salvo. Caso contrário, é provável que não sobreviva até o outono”, explicou Erla. O caso tem atraído a curiosidade de moradores da região e de criadores mais velhos, que foram até a fazenda para ver de perto o “unicórnio” islandês. Muitos consideram o caso uma raridade da natureza e um símbolo do que ainda pode surpreender no convívio com os animais. Embora Einhyrningur tenha surgido de forma acidental e esteja longe de ter o status de um animal reprodutor valioso, sua história já é considerada única — um lembrete de que, mesmo no mundo real, certas lendas podem, de fato, ganhar vida.
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: