• Quinta-feira, 28 de agosto de 2025

UE vai fortalecer fronteiras com a Rússia, diz Ursula von der Leyen

Ataques a Kiev deixam 14 mortos; Comissão Europeia prepara 19º pacote de sanções contra a Rússia.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta 5ª feira (28.ago.2025) que vai apresentar em breve o 19º pacote de sanções à Rússia e afirmou que a União Europeia vai reforçar as suas fronteiras.

A medida é reação aos ataques em larga escala com drones e mísseis na capital da Ucrânia na noite de 4ª feira (27.ago) e na madrugada seguinte.

A ofensiva deixou ao menos 14 mortos, sendo 3 crianças, e 38 feridos, de acordo com autoridades ucranianas. Explosões e incêndios também danificaram prédios em 7 distritos de Kiev –entre eles o que abriga a delegação da UE (União Europeia) na Ucrânia.

“Este é mais um lembrete sombrio do que está em jogo. Mostra que o Kremlin não vai parar diante de nada para aterrorizar a Ucrânia, matando cegamente civis —homens, mulheres e crianças— e até mesmo mirando na União Europeia. É por isso que estamos mantendo a máxima pressão sobre a Rússia. Isso significa endurecer ainda mais o nosso regime de sanções”, disse von der Leyen em pronunciamento.

A presidente afirmou que a Comissão Europeia está avançando no trabalho sobre os ativos russos congelados. O objetivo é contribuir com a defesa e a reconstrução da Ucrânia.

“Estamos garantindo um forte e inabalável apoio à Ucrânia, nosso vizinho, parceiro, amigo e futuro membro”, declarou.

Von der Leyen também disse que vai entrar em contato com os Estados-membros que fazem fronteira com a Rússia e Belarus para garantir reforço e proteção.

Segundo a agência Reuters, o alerta aéreo durou mais de 9 horas, com nuvens de fumaça cobrindo o céu enquanto drones sobrevoavam o local. A Força Aérea Ucraniana informou ter derrubado 563 dos 598 drones e 26 dos 31 mísseis lançados pela Rússia em ataques por todo o país.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: