O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin, marcaram uma reunião no Estado do Alasca para discutir um possível acordo de cessar-fogo para o conflito na Ucrânia. O encontro, anunciado pelo líder norte-americano nesta 6ª feira (8.ago.2025), será realizado na próxima semana, em 15 de agosto.
Segundo Trump, a guerra na Ucrânia poderia ser resolvida “muito em breve” com um acordo que envolveria troca de territórios. O presidente anunciou o acordo em publicação na rede Truth Social.
“A tão esperada reunião o presidente dos Estados Unidos da América e o presidente Vladimir Putin, da Rússia, acontecerá na próxima 6ª feira, 15 de agosto de 2025, no Grande Estado do Alasca. Mais detalhes a seguir. Obrigado por sua atenção a este assunto!”, afirmou o presidente.
O Kremlin também confirmou a informação: “Yuri Ushakov confirmou que Putin e Trump se encontrarão em 15 de agosto no Alasca”.
Desde que a Rússia iniciou a invasão em fevereiro de 2022, a Ucrânia tem rejeitado propostas que envolvam ceder partes de seu território em troca de um cessar-fogo.