A plataforma X, de Elon Musk, elogiou nesta 6ª feira (8.ago.2025) a decisão do governo Donald Trump de sancionar o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), sob a Lei Global Magnitsky e revogar seu visto para os Estados Unidos.
Em comunicado oficial, o X afirmou que a medida estabelece um “precedente” para conter abusos de autoridades e proteger a liberdade de expressão.
A empresa acusa Moraes de liderar, desde 2024, uma “campanha de censura” que incluiu a suspensão da plataforma no Brasil por se recusar a cumprir ordens sigilosas para remover contas de políticos e jornalistas críticos ao ministro.
Segundo a nota, a decisão recente do STF de declarar inconstitucional o artigo 19 do Marco Civil da Internet eliminou uma proteção essencial para provedores e ampliou riscos à liberdade de expressão online.
O comunicado também cita ações de outros governos –como a União Europeia, Reino Unido, Austrália e Índia– que, segundo a plataforma, adotam medidas que ameaçam o discurso livre.
O X disse que o combate dos EUA a esse “avanço autoritário” é fundamental para preservar a internet aberta e garantir valores democráticos.
Eis a íntegra do comunicado: