O rover Perseverance, da , que está em Embora o céu pareça azul nas fotos divulgadas, essa coloração é resultado de um aprimoramento das imagens pelo Perseverance. Na realidade, o céu marciano tem tonalidade avermelhada devido à atmosfera rica em poeira.
A montagem divulgada foi feita com 96 fotos tiradas pelo veículo e mostra unidades geológicas e colinas a até 65 quilômetros de distância. Segundo a Nasa, essas são as imagens mais nítidas capturadas desde o início da missão, em fevereiro de 2021.
Entre as descobertas visíveis nas imagens, cientistas identificaram a estrutura de uma grande rocha que parece estar apoiada sobre uma ondulação de areia, sugerindo que se trata de uma “”. A agência espacial explica que ela foi, provavelmente, formada em outro local e transportada para a posição atual por meio de deslizamento de terra, água ou vento.
Veja imagens:

2 imagens

Fechar modal.

![]()
1 de 2 Rover Perseverance da NASA captura vista de Marte Nasa/JPL-Caltech/ASU/MSSS
![]()
2 de 2 Rover Perseverance da NASA captura vista de Marte Nasa/JPL-Caltech/ASU/MSSS
Desde seu pouso na Cratera Jezero, local que abrigou um antigo lago e delta de rio, o Perseverance vem coletando rochas e poeira marciana. Especialistas acreditam que as amostras resgatadas nesse local podem ser essenciais para determinar se a vida já existiu em Marte.
“ As missões inovadoras da Nasa, começando com a Artemis, impulsionarão nossa jornada imparável para levar a exploração espacial humana à superfície marciana”, afirmou Sean Duffy, administrador interino da Nasa.
A missão do Perseverance busca ampliar o conhecimento sobre o planeta vermelho, preparando o terreno para futuras expedições tripuladas e possíveis descobertas científicas que podem mudar a compreensão humana sobre a vida no universo.