• Terça-feira, 21 de outubro de 2025

Trump diz ter apoio de países árabes para "colocar ordem" no Hamas

Trump disse que ainda não é hora de retomar os ataques, mas que o fim do grupo será "rápido e brutal".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), disse nesta 3ª feira (21.out.2025) que recebeu o aval de países do Oriente Médio para “colocar ordem” no Hamas caso o grupo extremista continue a “agir mal e violar o acordo” de cessar-fogo na Faixa de Gaza.

Trump disse, contudo, que ainda não é o momento de retomar os ataques contra o grupo. Segundo ele, “ainda há esperança” de que o Hamas cumpra o plano de paz. “Se não o fizerem, o fim do Hamas será rápido, furioso e brutal”, escreveu o republicano em seu perfil no Truth Social.

O presidente norte-americano tem elevado o tom contra o Hamas desde que o acordo de cessar-fogo em Gaza entrou em vigor, na última 2ª feira (13.out). Trump ameaça acabar com o grupo caso os extremistas não parem as operações armadas no enclave palestino. Depois que os reféns foram libertados pelo Hamas, os combatentes teriam iniciado uma campanha de execução de milícias inimigas e declararam que não cogitam o próprio desarmamento.

O fim da luta armada do Hamas é um dos pontos principais do acordo de paz costurado por EUA, Turquia, Egito e Qatar para a guerra no Oriente Médio, iniciada há pouco mais de 2 anos. O projeto da Casa Branca estabelece anistia aos integrantes do grupo que largarem as armas e aceitarem viver em harmonia com os israelenses.

Insatisfeito com o descumprimento do Hamas, Trump disse na 2ª feira (20.out) que pode “exterminar” a organização palestina se seus integrantes não “se comportarem”. Foi uma escalada em relação à declaração da semana passada, quando o republicano afirmou que desarmará o grupo à força se for preciso.

Leia abaixo a íntegra do post de Trump no Truth Social nesta 3ª feira (21.out):

“Vários dos nossos agora grandes aliados no Oriente Médio e em áreas ao redor dele me informaram, de forma explícita e enfática, com grande entusiasmo, que acolheriam com satisfação a oportunidade, a meu pedido, de entrar em Gaza com força pesada e ‘colocar ordem no Hamas’ se o Hamas continuar a agir mal, violando o acordo que nos tem feito. Esse amor e ânimo pelo Oriente Médio não se viam há 1.000 anos! É lindo de se ver! Eu disse a esses países, e a Israel: ‘Ainda não!’ Ainda há esperança de que o Hamas faça o que é certo. Se não o fizerem, o fim do Hamas será rápido, furioso e brutal! Gostaria de agradecer a todos os países que pediram ajuda. Também gostaria de agradecer à grande e poderosa nação da Indonésia e ao seu maravilhoso líder por toda a ajuda que demonstraram e deram ao Oriente Médio e aos EUA. A todos, obrigado pela atenção a este assunto! PRESIDENTE DONALD J. TRUMP.”

Por: Poder360

Artigos Relacionados: