• Terça-feira, 21 de outubro de 2025

Falha afeta operação da Linha 4-Amarela do Metrô em São Paulo

Problema no sistema de sinalização afeta trecho entre Luz e Vila Sônia desde as 4h40; circulação está com intervalos de 4 minutos

A ViaQuatro, concessionária responsável pela Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, enfrenta problemas no sistema de sinalização que comprometem a operação dos trens na manhã desta 3ª feira (21.out.2025). A falha técnica começou às 4h40 e afeta todo o trecho entre as estações Luz, na região central, e Vila Sônia – Prof.ª Elisabeth Tenreiro, na zona oeste da capital paulista.

Apesar da instabilidade durante a manhã, as transferências nas estações Paulista–Pernambucanas, República, Luz e Pinheiros foram reabertas, e a circulação segue com intervalos médios de 4 minutos. 

Pela segurança dos passageiros, a empresa reduziu a velocidade das composições, o que resultou em intervalos de 15 a 20 minutos entre os trens. A concessionária acionou o sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente às Situações de Emergência).

A ViaQuatro pediu inicialmente 24 ônibus para a operação especial. Às 7h10, a empresa requisitou mais 10, totalizando 34 ônibus para atender os passageiros entre as estações afetadas.

Em nota, a ViaQuatro informou que “para segurança dos clientes e melhor controle de fluxo, as transferências entre a Linha 4-Amarela para as demais linhas do sistema metroferroviário estão temporariamente fechadas”

Leia abaixo a íntegra da nota da ViaQuatro:

“A ViaQuatro informa que as transferências nas estações Paulista–Pernambucanas, República, Luz e Pinheiros foram reabertas, e a circulação segue com intervalos médios de 4 minutos. Desde as primeiras horas do dia, mais de 100 profissionais das áreas de controle, manutenção e operação estão mobilizados para resolver o problema causado por uma instabilidade no sistema de sinalização, que provocou redução de velocidade e intervalos maiores entre os trens na manhã desta 3ª feira (21.out). O sistema Paese permanece acionado. A ViaQuatro lamenta o transtorno.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: