O , , usou sua rede Truth Social, nesta terça-feira (24/6), para reafirmar que e manterá sua posição no .
“Israel não vai atacar o Irã. Todos os aviões darão meia-volta e voltarão para casa, enquanto fazem um amigável ‘aceno de avião’ para o Irã. Ninguém se machucará, o cessar-fogo está em vigor”, escreveu Trump, para depois reforçar: “O Irã jamais reconstruirá suas instalações nucleares”.
A fala acontece após Israel acusar o Irã de violar o cessar-fogo recém-acordado. O chefe do Estado-Maior General de Israel, Eyal Zamir, afirmar, nesta terça, que o país reagiria após o exército israelense relatar o impacto de mísseis iranianos.
Katz instruiu o Exército israelense a “responder com força” e afirmou que os . O Irã, porém, de que teria prosseguido com o disparo de mísseis.
Antes de reafirmar o cessar-fogo, . Na casa Branca, Trump declarou analisaria como impedir os ataques: “Vou ver se consigo impedir isso”, falou com repórteres antes de viajar para participar da cúpula da Otan, em Holanda.
O que está acontecendo?
Após 12 dias de conflitos, iniciados por Israel contra o programa nuclear do Irã, ambos os países concordaram com cessar-fogo anunciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que teria entrado em vigor na madrugada desta terça-feira (24/6).
Mas, apesar do acordo, os ataques não devem parar, com acusações de Israel de quebra de trégua por parte do Irã, que nega.
Pouco tempo depois do início do cessar-fogo, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, ordenou que o exército israelense responda energicamente a uma violação do acordo por parte do Irã
O exército israelense relatou dois mísseis lançados pelo Irã no meio da manhã desta terça.
Posição de Israel
O primeiro-ministro israelense, , anunciou, nesta terça, que Israel atingiu todos os objetivos da Operação Leão Ascendente, contra instalações nucleares do Irã.
Leia também
Ele confirmou, ainda, que concorda com a proposta de para um cessar-fogo bilateral, .
“Israel removeu de si uma dupla ameaça existencial, tanto na questão nuclear quanto em relação aos mísseis balísticos. As IDF também alcançaram superioridade aérea completa nos céus de Teerã, desferiram um golpe severo na liderança militar e destruíram dezenas dos principais alvos do regime iraniano”, destacou Netanyahu.

7 imagens





Fechar modal.

![]()
1 de 7 Israel mostra imagem de foguete disparado pelo Irã durante trégua
Reprodução/redes sociais
![]()
2 de 7 Teerã no Irã após ataque de Israel Reprodução/X
![]()
3 de 7 Ataques de Israel atingiram várias partes do Irã Reprodução/X
![]()
4 de 7 Capital iraniana após os bombardeios de Israel Reprodução/X
![]()
5 de 7 Líder Supremo do Irã afirmou que não aceitará agressões Reprodução/X
![]()
6 de 7 Fumaça é vista em Teerã após bombardeios de Israel Reprodução/X
![]()
7 de 7 Ataque de mísseis iranianos em Israel deixa 17 feridos Reprodução/Redes sociais
O primeiro-minsitro israelense ainda agradeceu “ao Donald Trump e aos EUA por seu apoio defensivo e por sua participação na remoção da ameaça nuclear iraniana”.
, nesta terça, para demandar que Israel que não lance mais bombas e respeite o cessar-fogo.
“Israel, não lancem essas bombas. Se fizerem, é uma grave violação. Tragam seus pilotos para casa, agora”, escreveu o republicano.