Organizações, partidos, movimentos sociais e culturais convocaram atos contra a anistia no domingo (14.dez.2025) em pelo menos 49 cidades em todo o país. As manifestações são uma reação à decisão da Câmara dos Deputados de aprovar o PL (Projeto de Lei) da Dosimetria –alternativa ao PL da Anistia– na madrugada de 4ª feira (10.dez).
O texto estabelece a redução da pena de todos os condenados pela invasão e vandalização dos prédios dos Três Poderes no 8 de Janeiro e também daqueles que foram condenados pela tentativa de golpe de Estado, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Agora, o PL nº 2.162 , de 2023, está na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado e tem como relator o senador Esperidião Amin (PP-SC), favorável à proposta.
A exemplo da manifestação realizada em 21 de setembro, em retaliação à PEC da Blindagem, no Rio de Janeiro haverá apresentação musical de artistas como Caetano Veloso, Paulinho da Viola e Gilberto Gil. Segundo o coletivo 342Artes, capitaneado pela empresária Paula Lavigne, outros artistas serão confirmados.
Nas redes sociais, circulam convocatórias para as manifestações, com palavras de ordem como: “Brasil nas ruas”, “Congresso inimigo do povo”, “Sem anistia para golpistas”, “Respeitem o Brasil”, “Vamos devolver o Congresso para o povo”, entre outras.
Em São Paulo, o protesto foi convocado para a avenida Paulista, em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand). Em Salvador, segundo a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), a concentração está marcada para as 9h, no Cristo da Barra.

Além da 342Artes, o PT (Partido dos Trabalhadores) também divulgou datas e locais de protestos em diversas cidades.
Confira quais cidades já têm atos confirmados (os horários, bem como os locais de concentração, estão sujeitos à alteração):
NORTE
NORDESTE
CENTRO-OESTE
SUDESTE
SUL





