Um terremoto de magnitude 8,8 na escala Richter atingiu a costa leste da Rússia na noite de 3ª feira (29.jul.2025) –manhã de 4ª feira (30.jul) no horário local. A informação foi confirmada pelo USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos, em português). Foram emitidos alertas de tsunami no Japão e nos Estados Unidos depois do tremor.
O epicentro foi a cerca de 125 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, cidade com 165 mil habitantes situada na península de Kamchatka. O tremor foi registrado a uma profundidade de 19,3 km. As informações são da Reuters.
“O terremoto de hoje foi sério e o mais forte em décadas de tremores”, disse o governador de Kamtchatka, Vladimir Solodov.
Ondas de até 4 metros já foram registradas em áreas da península, segundo autoridades russas.
Veja abaixo uma foto do local onde foi o terremoto:
O alerta de tsunami se estende a outros países do Pacífico, como Japão e Estados Unidos, incluindo regiões do Havaí.
O governo americano alertou para o risco de “ondas perigosas” nessas localidades. O Japão emitiu alertas de emergência para a chegada de ondas de até 3 metros em partes da costa.
A costa oeste da América do Norte, incluindo Alasca, Canadá e parte da Califórnia, também está sob vigilância, embora o risco nessas áreas seja considerado menor até o momento.
Assista a vídeos que mostram o impacto do tsunami: