• Terça-feira, 16 de setembro de 2025

Tarcísio cria força-tarefa para investigar morte de ex-delegado

Ex-delegado-geral da Polícia Civil de SP foi morto em emboscada depois de uma perseguição de carro, em Praia Grande.

O governo de São Paulo criou uma força-tarefa para investigar a morte do ex-delegado-geral da Polícia Civil do Estado Ruy Ferraz Fontes nesta 2ª feira (15.set.2025). Ele foi assassinado em Praia Grande, cidade no litoral sul paulista. A principal suspeita da polícia é que os mandantes do crime fazem parte do PCC (Primeiro Comando da Capital), maior organização criminosa paulista e uma das maiores do Brasil.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou em nota à Folha de S.Paulo que o Estado trabalha para que os responsáveis pela execução sejam “exemplarmente punidos pela Justiça, com todo o rigor da lei”. O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PL), lamentou o crime e determinou a “integração de força-tarefa, com prioridade” para prender os culpados.

Em seu perfil no X (ex-Twitter), Derrite informou que o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, ofereceu o apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).

Ruy Ferraz trabalhava como secretário de Administração da prefeitura da cidade do litoral paulista desde 2023.

Ferraz era especializado no combate a facções criminosas, em especial o PCC. Foi o 1º delegado a investigar a atuação da facção no Estado, quando chefiou a Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) em meados dos anos 2000.

Assista (43s):

Leia a íntegra da nota de Tarcísio de Freitas: 

“Ruy Ferraz Fontes deixou um legado na Segurança Pública de São Paulo. Foi pioneiro nas investigações contra o PCC e dedicou 40 anos à nossa Polícia Civil, chegando ao cargo de delegado-geral da instituição. Hoje foi covardemente assassinado em Praia Grande, onde atuava como secretário de Administração na prefeitura local. Vamos trabalhar para identificar e prender os criminosos responsáveis, para que sejam exemplarmente punidos pela Justiça, com todo o rigor da lei.”

Leia a íntegra do governo de São Paulo:

“A Secretaria da Segurança Pública lamenta, com profundo pesar, a morte do delegado Ruy Ferraz Fontes, ocorrida nesta 2ª feira (15.set.2025), em Praia Grande, vítima de um atentado no bairro Vila Mirim.

“Policiais militares atenderam rapidamente à ocorrência e localizaram o veículo utilizado pelos criminosos. A cena foi preservada para a realização da perícia, e o caso está sendo registrado na Polícia Civil. Equipes estão em campo, realizando diligências e utilizando ferramentas de inteligência para identificar, prender e responsabilizar os envolvidos. 

“O delegado Ruy dedicou mais de 40 anos à Polícia Civil de São Paulo. Estava atualmente aposentado da instituição, exercendo a função de secretário de Administração em Praia Grande. Ao longo de sua carreira, ocupou cargos de destaque, como Delegado Geral de Polícia, diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital, além de ter atuado em unidades como o Deic, Denarc e DHPP.”

Por: Poder360

Artigos Relacionados: