Douglas Mateus Silva do Nascimento foi preso nesta 4ª feira (10.set.2025) em Paraisópolis, zona sul de São Paulo, pela Ficco/SP e Ficco/RO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado). O homem era procurado por participação na tentativa de homicídio contra um policial penal federal em maio de 2024, em Porto Velho (RO).
O suspeito estava foragido desde julho de 2024, quando as autoridades de Rondônia deflagraram a Operação Determinatio para desarticular o grupo criminoso responsável pelo atentado. À época, a Polícia Civil de Rondônia havia estabelecido recompensa de R$ 2.000 para informações que levassem à sua captura.
Segundo a PF (Polícia Federal), Paraisópolis é uma área conhecida pela presença do PCC (Primeiro Comando da Capital). Durante a abordagem, os agentes constataram que Douglas Mateus utilizava documentos de identificação falsos. Segundo as autoridades, essa estratégia tinha como objetivo dificultar a persecução penal e evitar a aplicação da lei.
A ação mobilizou um efetivo interestadual composto por agentes da Polícia Federal, da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), da SAP (Secretaria Estadual da Administração Penitenciária) e das Polícias Militar e Civil do Estado de São Paulo, com apoio das equipes de Rondônia.
O homem deve responder pelos crimes relacionados à tentativa de homicídio contra o policial penal, além de possíveis acusações pelo uso de documentos falsos.
O Poder360 tentou entrar em contato com a defesa de Douglas Mateus Silva do Nascimento, mas não teve sucesso em encontrar um telefone ou e-mail válido para informar sobre o conteúdo desta reportagem. Este jornal digital seguirá tentando fazer contato e este texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.