• Quinta-feira, 31 de julho de 2025

Sismo de magnitude 8,8 na Rússia provoca ordens de evacuação no Havaí

Autoridades havaianas alertam sobre ondas de 3 metros; EUA e Japão também estão sob alerta de tsunami.

Um terremoto de magnitude 8,8 na escala Richter na costa leste da Rússia provocou alertas de tsunami e ordens de evacuação nos Estados norte-americanos de Havaí, Alasca, Califórnia, e também no Japão. Segundo meteorologistas, as ondas podem chegar a 3 metros de altura na manhã desta 4ª feira (30.jul.2025). As informações são do jornal The New York Times.

O epicentro do terremoto, de acordo com o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos, em português), foi a cerca de 125 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, cidade com 165 mil habitantes situada na península russa de Kamchatka. Registrado a uma profundidade de 19,3 km, o tremor danificou prédios e deixou várias pessoas feridas em ilhas remotas russas, conforme o Wall Street Journal.

Grande parte da costa leste do Japão –devastada por um terremoto e tsunami de magnitude 9,0 em 2011– recebeu ordens de evacuação. De acordo com o Japan Times, o norte do Japão foi atingido por ondas de até 60 centímetros e a população foi fortemente aconselhada a se afastar das áreas costeiras e rios por segurança.

A Guarda Costeira dos EUA ordenou que os navios deixassem os portos conforme o tsunami se aproximava, de acordo com a agência Reuters.

Já os moradores da costa no Havaí foram orientados pelo Departamento de Gestão de Emergências de Honolulu a se deslocar para áreas mais altas, provocando congestionamento nas estradas. O governador do Havaí, Josh Green, declarou estado de emergência, pedindo às pessoas que “levem a situação a sério”. Green disse que as ondas poderiam causar afogamentos, ameaçar a rede elétrica, mover carros, derrubar cercas, danificar casas e arrancar árvores. As casas também poderiam ficar sem energia ou pressão de água, disse.

 

Assista a vídeos que mostram o impacto do tsunami:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: