O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, , parabenizou o presidente argentino pela vitória de seu partido, “A Liberdade Avança”, nas eleições legislativas desse domingo (26/10). Em mensagem publicada nas redes sociais, Bessent afirmou que o resultado representa “um mandato renovado para a mudança” e reforça a aliança entre Buenos Aires e Washington.
A declaração veio antes da abertura dos mercados financeiros na , em um gesto simbólico misturando política e economia.
“A Argentina é uma aliada vital na América Latina”, escreveu Bessent, acrescentando que o sucesso eleitoral do governo é um “exemplo claro de que a política de ‘paz por meio da força econômica’ está funcionando”, em referência à estratégia defendida pelo presidente Donald Trump.
Congratulations to President on La Libertad Avanza’s very successful midterm election. President Milei has a renewed mandate for change.
Argentina is a vital ally in Latin America. These results are a clear example that the Trump Administration policy of Peace through…
— Treasury Secretary Scott Bessent (@SecScottBessent)

5 imagens




Fechar modal.

![]()
1 de 5 Javier Milei Catriel Gallucci Bordoni/NurPhoto via Getty Images
![]()
2 de 5 Kevin Dietsch/Getty Images
![]()
3 de 5 Tomas Cuesta/Getty Images
![]()
4 de 5 Presidente da Argentina, Javier Milei Gabriel Luengas/Europa Press via Getty Images
![]()
5 de 5 Javier Milei Mario De Fina/NurPhoto via Getty Images
O secretário norte-americano também projetou continuidade nas reformas econômicas de Milei. Segundo ele, o país “deve seguir avançando em direção a uma maior liberdade econômica”, o que atrairia investimentos e empregos. “Esses avanços trarão prosperidade ao povo argentino”, afirmou.
Leia também
Milei agradece apoio norte-americano
A publicação foi seguida por uma resposta entusiasmada de Milei, que agradeceu o “apoio inabalável” de Washington e afirmou que a vitória do partido representa “um triunfo do espírito do povo argentino pela liberdade e contra o flagelo socialista”.
O apoio público de figuras centrais do governo Trump ocorre em um momento de consolidação política de Milei. Após conquistar mais de 40% dos votos, o partido A Liberdade Avança ampliou significativamente a presença no Congresso, garantindo 64 das 127 cadeiras em disputa na Câmara e 13 das 24 no Senado.