O presidente de Camarões, Paul Biya, 92 anos, foi reeleito para um 8º mandato, com 53,66% dos votos, contra 35,19% de Issa Tchiroma Bakary, segundo resultados divulgados nesta 2ª feira (27.out.2025). No poder desde 1982, Biya é o governante em exercício mais velho do mundo.
Biya governa o país há 43 anos e acabou com o limite de mandatos presidenciais em 2008, o que lhe permitiu continuar no cargo indefinidamente. Cada mandato no país africano dura 7 anos.
A divulgação do resultado causou protestos e confrontos entre forças de segurança e manifestantes em Douala, capital comercial do país, no domingo (26.out). Seguidores de Issa Tchiroma Bakary, líder oposicionista, foram às ruas para contestar os resultados. As informações são da Reuters.
Tchiroma, ex-porta-voz do governo e ex-ministro do Trabalho, rompeu com Biya no início de 2025 e se tornou líder de uma coalizão de oposição. Ele e seus apoiadores afirmam que houve fraude no pleito.
A oposição afirma que a estagnação econômica e o descontentamento entre os jovens impulsionaram o crescimento do movimento por mudança.
Em publicação no seu perfil oficial do X (ex-Twitter), Biya declarou que o povo “mais uma vez confiou em sua liderança” e lamentou a violência pós-eleitoral. O governo negou qualquer irregularidade no processo.





