Rubio sobe tom contra presidente da Colômbia: “Lunático”
O líder colombiano Gustavo Petro acusou os EUA de violarem as normas do direito internacional e foi rebatido por secretário de Trump
, chamou o presidente colombiano, Gustavo Petro de “lunático”. A provocação, feita nessa quarta-feira (22/10), acontece em meio à escalada das tensões entre os EUA e a Colômbia após um ataque das Forças-Armadas norte-americanas a uma embarcação no Oceano Pacífico, que deixou dois mortos. A área litorânea da ofensiva fica próxima à costa da América do Sul.
“Eu acho que as autoridades colombianas, quando se trata de seus militares e suas polícias, ainda são muito pro-americanas. O único problema na Colômbia é o presidente lunático. O cara é um lunático. Ele é um lunático. E ele não está bem”, afirmou Rubio, em entrevista a Blurádio, veículo de comunicação colombiano.
O Secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, foi quem divulgou a ofensiva norte-americana alegando que havia ”. Os EUA empreendem ações navais desde agosto em águas internacionais do Caribe e agora atuam no Oceano Pacífico e, com esta investida, são somados oito ataques contra embarcações que resultaram em mais de 20 pessoas mortas.
O líder colombiano declarou que o ataque “continua sendo um assassinato” e disse que a estratégia dos EUA de supostamente combater o narcotráfico viola as normas do direito internacional. Além do alerta ligado para Colômbia diante das ofensivas, Petro, que , foi chamado por Trump de “líder do tráfico líder do tráfico ilegal de drogas”.
Leia também
Trump acusa Petro de incentivar “fortemente” a produção em massa de drogas na Colômbia e alega que ele não toma medidas para impedir o tráfico internacional e, por este motivo, anunciou a suspensão de subsídios ao país. Partindo desta narrativa, Trump iniciou as ações navais no Pacífico e, ainda durante a entrevista, Rubio foi questionado sobre quais serão os próximos das ações militares próximas à costa do continente sul-americano.
“Eu não tenho nenhuma notícia para vocês sobre exatamente qual será a nossa estratégia. Nós não anunciaríamos isso no chão, mas eu posso lhes dizer que nós temos parceiros no chão”, afirmou.
Petro nega o envcolvimento com o tráfico de drogas.
Por: Metrópoles





